Mutação e Vacinação Estão em Foco no 8° Curso de Verão em Virologia do Instituto Evandro Chagas

  • Mutação e Vacinação Estão em Foco no 8° Curso de Verão em Virologia do Instituto Evandro Chagas

    Mutação e Vacinação Estão em Foco no 8° Curso de Verão em Virologia do Instituto Evandro Chagas

    Assim como em 2020, esse ano o curso ocorrerá totalmente online

     

    A pandemia da COVID-19 trouxe muitos questionamentos e ensinamentos em relação aos vírus. Entre eles as mutações e seus impactos no processo de vacinação de uma sociedade. Nesse contexto, o Programa de Pós Graduação em Virologia (PPGV) e Núcleo de Ensino e Pós-Graduação (NEP) do Instituto Evandro Chagas (IEC) realizará a oitava versão do Curso de Verão em Virologia, com o tema: “Mutações virais e os desafios para a vacinação”, no período de 12 a 16 de julho e assim como em 2020, o evento será totalmente remoto.

     

    Entre os temas abordados haverá tópicos gerais sobre a estrutura e linhas de pesquisa trabalhadas no Instituto Evandro Chagas, suas seções e o Programa de Pós-Graduação em Virologia; Sistema imune e a resposta do hospedeiro à invasão viral; Características gerais dos vírus, estrutura e biossíntese; Principais viroses em saúde pública; Métodos de diagnóstico e Vacinas.

     

    O Período de inscrições terá início às 08hs do dia 24 de maio e finalizará às 23h59 do dia 18 de junho de 2021, conforme horário de Belém (PA). Para se inscrever é preciso preencher o formulário de inscrição disponível no seguinte link (https://forms.gle/27r22i7GeLfAy3d47). Ademais, o interessado deve enviar em ARQUIVO ÚNICO para o e-mail cursoverao.ppgv.iec@gmail.com, a cópia dos seguintes documentos:

     

    – Formulário de inscrição online, devidamente preenchido (Eliminatório);

    – Diploma de graduação, certificado de conclusão de curso ou declaração de que se encontra regularmente matriculado no último ou penúltimo semestre em cursos de graduação das áreas das Ciências Biológicas, das Ciências da Saúde e das Ciências Agrárias (Medicina Veterinária) (Eliminatório e classificatório);

    – Curriculum modelo Lattes CNPq (atualizado) com documentos comprobatórios (Eliminatório e classificatório).

     

    O público-alvo do curso são estudantes que estejam cursando o penúltimo ou o último semestre de graduação ou profissionais graduados nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Medicina Veterinária que possuam, no máximo, nível de especialização. Entre os critérios de seleção e eliminação está o não envio da documentação exigida, não está cursando o último ou penúltimo ano da graduação e o preenchimento do número de vagas.

     

    Os critérios de seleção, empate e desempate estão descritos na VIII Chamada Pública do Curso de Verão em Virologia. A divulgação do resultado final, com a relação dos selecionados no curso, está prevista para ocorrer no dia 05 de julho de 2021.

     

    O Curso de Verão em Virologia, promovido pelo IEC, ocorre há oito anos e tem como principal objetivo possibilitar que os participantes adquiram conhecimentos básicos sobre virologia, incluindo a ação dos vírus, vetores de transmissão e ambiente, bem como a forma como esses agentes impactam a saúde pública. Em 2020, o evento ocorreu remotamente pela primeira vez e teve participantes, inclusive, de outros estados da federação.

     

    SERVIÇO

     

    Evento: VIII Curso de Verão em Virologia do PPGV-IEC

    Tema: Mutações virais e desafios para a vacinação

    Inscrições: 24/05 a 18/06/2021

    Vagas: 100

    Período do evento: 12 a 16/07/2020

    Horário do evento: 08h00 às 12h00

    Formulário de inscrição: https://forms.gle/27r22i7GeLfAy3d47

    Modalidade do evento: Online – Plataforma Microsoft Teams (link a ser divulgado posteriormente)

    Contato: cursoverao.ppgv.iec@gmail.com

     

    21/05/2021 – Chamada Pública de Seleção – VIII Curso de Verão em Virologia

     

     

Instituto Evandro Chagas
Envie uma mensagem para nossa equipe de comunicação e ajudaremos como possível. Nosso prazo de atendimento é de até 10 dias úteis.

    Seu nome completo*

    Seu e-mail*

    Telefone

    Estado*

    Município*

    Assunto*

    Sua mensagem