Seção de Patologia do IEC recebe treinamento do CDC

  • Seção de Patologia do IEC recebe treinamento do CDC

    Seção de Patologia do IEC recebe treinamento do CDC

    A Seção de Patologia do Instituto Evandro Chagas (SAPAT/IEC) foi palco de uma série de treinamentos do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos sobre histopatologia e imunohistoquímica em tecidos fixados para diagnóstico de infecção por zika e outras arboviroses. O objetivo do treinamento foi capacitar a rede de laboratórios de referência do  Ministério da Saúde. Com isso, a rede teve uma ampliação na capacidade de diagnóstico, além de ter ganhado mais celeridade na sua realização.

    Participaram dos treinamentos 15 técnicos e 13 patologistas e veterinários de sete centros de diagnóstico do Brasil, incluindo a Seção de Patologia do IEC, além da FIOCRUZ do Rio de Janeiro, Paraná e Pernambuco, PUC do Paraná, Secretaria de Estado de Saúde do Pernambuco, Instituto Adolfo Lutz de São Paulo e dos Laboratórios Centrais do Ceará e Distrito Federal.

    “A Primeira semana o treinamento abrangeu conteúdo teórico e prático de métodos variados de imunohistoquímica para diagnóstico de arboviroses e outros agravos. Na segunda semana, o conteúdo abordou principalmente o fechamento do diagnóstico com estudo de casos” informou o chefe da Seção de Patologia, Dr. Arnaldo Martins Filho. O curso foi ministrado por três profissionais do CDC, a Dra. Roosecelis Brasil Martines (patologista), Dra. Jana Ritter (Veterinária) e Luciana Flannery (Pesquisadora).

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Por Kelvin Santos de Souza – jornalista ASCOM/IEC
    Atendimento à imprensa

    (91) 3214-2249

Instituto Evandro Chagas
Envie uma mensagem para nossa equipe de comunicação e ajudaremos como possível. Nosso prazo de atendimento é de até 10 dias úteis.

    Seu nome completo*

    Seu e-mail*

    Telefone

    Estado*

    Município*

    Assunto*

    Sua mensagem