Sistema

 

CIT


Apresentação

Produzir e criar animais de laboratório de boa qualidade, isentos de contaminação, necessários às pesquisas realizadas no Instituto Evandro Chagas (IEC) e nas instituições de ensino e pesquisa da região Norte. Este é o objetivo principal da SACPA.

 
A estrutura física da Seção está dividida em:

· Biotério central, ocupando 2.000 m2, que possui diversas salas destinadas à criação e produção de camundongos (Mus musculus), ratos (Rattus norvegicus), hamsters (Mesocricetus auratus), cobaias (Cavia porcellus) e coelhos (Oryctolagus cuniculus). A capacidade de produção média pode atingir cerca de 60 mil animais/mês, com destaque para a criação de camundongos que pode produzir até 800 mil animais por ano, sendo estes criados em mini-isoladores mantidos em racks ventilados.

 

· Aprisco e pasto que estão em uma área de 3.000 m2 onde são criados ovinos (Ovis aries).
 
· Área de criação de gansos (Anser cygnoides)
 
· Aviário de perus (Meleagris gallopavo)
 
. Aviário de galinhas (Gallus domesticus)

 

Todos os animais recebem ração específica balanceada, sendo algumas dietas complementadas com plantas forrageiras cultivadas na própria Seção.

 

A SACPA dispõe ainda de área de esterilização de materiais, lavanderia profissional, laboratório para controle de qualidade dos animais, sala de necropsia e almoxarifado próprio.

 

A aplicação das normas de biossegurança e obediência aos procedimentos operacionais nos ambientes são fundamentais para manter o padrão de qualidade dos animais e subprodutos entregues, como o sangue de coelhos e ovinos obtido através de sangria a vácuo.

 

Os animais produzidos na SACPA são destinados, em sua maioria, às pesquisas de rotina do IEC que envolvem exames diagnósticos como os de arboviroses e febres hemorrágicas, leishmaniose, mal de chagas, esquistossomose, dentre outros, auxiliando, desta forma, na elucidação de casos envolvendo doenças infecto-contagiosas amazônicas e na pesquisa de novos diagnósticos para estas.

 

CIT


Serviços SACPA

 

A SACPA fornece animais de laboratório dentro do padrão de qualidade exigido para utilização em pesquisas científicas, pois possui Controle de Qualidade dos animais e ambientes de criação.

 
No momento, os animais produzidos e fornecidos são:
 
· Camundongos (Mus musculus): linhagens Swiss Weber e Balb C-An
 
· Ratos (Rattus novergicus): linhagem McCoy
 
· Hamsters (Mesocricetus auratus)
 
· Coelhos (Oryctolagus cuniculus)
 
· Cobaias (Cavia porcellus): linhagem Short Hair
 
A Seção também realiza sangria para fornecimento de sangue de:
 
· Ovinos (Ovis aries)
 
· Coelhos (Oryctolagus cuniculus)
 
· Perus (Meleagris gallopavo)
 
· Gansos (Anser cygnoides)

Solicitações

 

Pedidos de fornecimento de animais e sangue devem ser realizados semestralmente (em dezembro para o 1º semestre e julho para o 2º semestre) para possibilitar a programação de produção.

 
Basta preencher a ficha de pedido obtida no link abaixo e enviá-la para :
 
bioterio@iec.pa.gov.br
 

A solicitação de animais para fins de pesquisas científicas deve anexar ainda cópia do projeto e cópia da carta de aprovação do projeto no Comitê de Ética Animal. Pedidos externos (outras instituições) devem ainda realizar solicitação de liberação dos animais através de ofício à diretoria do IEC. Esta exigência pretende dar cumprimento a: LEI Nº 11.794, DE 8 DE OUTUBRO DE 2008 e DECRETO Nº 6.899, DE 15 DE JULHO DE 2009

 

É possível realizar pedidos emergenciais ou suspender os já realizados através do cronograma. Para isso, basta enviar e-mail pelo menos 24 horas antes da necessidade para que possamos apreciar e verificar, no caso de pedidos, a disponibilidade de animais e de atendimento, respeitando a escala de produção e rotina de atividades da nossa Seção.

 

Pedidos realizados sem antecedência não possuem garantia de entrega na data solicitada.

 

A entrega de animais é realizada sempre às terças e sextas, enquanto a entrega de sangue é realizada às quartas-feiras; todas no horário de 08:00 às 11:30h.

 
- Modelo cronograma sangria.pdf
 
- Modelo cronograma animais.pdf
 

Criação e Produção de Animais de Laboratório

 
Produção por seção científica:
 
- Coleção Biomedicina e Saúde Pública;
 
- Eventos;
 
- Viagem
 
Produção por pesquisador:
 
- Klena Sarges Marruaz Silva

Instituto Evandro Chagas
Envie uma mensagem para nossa equipe de comunicação e ajudaremos como possível. Nosso prazo de atendimento é de até 10 dias úteis.

    Seu nome completo*

    Seu e-mail*

    Telefone

    Estado*

    Município*

    Assunto*

    Sua mensagem