IEC é reconhecido como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação

  • IEC é reconhecido como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação

    IEC é reconhecido como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação

    Na prática, o IEC se torna um centro de Pesquisa que vai contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e fomento de inovações e pesquisas em saúde

     

    Com a publicação da portaria 1.674 em dia 26 de julho de 2021, O Instituto Evandro Chagas (IEC) passa a ser reconhecido como uma Instituição Cientifica Tecnológica e de Inovação (ICT) do Ministério da Saúde (MS). Como resultado, o IEC vai ter em sua missão institucional e objetivos sociais a pesquisa básica e aplicada de caráter científico ou tecnológico, além de poder desenvolver novos produtos, serviços, ou processos de forma oficial.

     

    De acordo com a Lei 10.973 de 02 de dezembro de 2004 ICT´s é um: “órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos  legalmente constituída sob as leis brasileiras, com sede e foro no País, que inclua em sua missão institucional ou em seu objetivo social ou estatutário a pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico ou o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos”.

     

    É mais uma importante conquista do IEC, porque esse fato o credencia ao acesso a novas oportunidades, incentivos a recursos financeiros. Jorge Travassos, Diretor do IEC

     

    Com o reconhecimento do Ministério da Saúde e Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, o IEC, com status de ICT, passa a compor a política do Governo Federal relacionada à inovação e à pesquisa científica e tecnológica. Nesse contexto, a instituição pode se inserir de fato no cenário da pesquisa, desenvolvimento e inovação do país. Isso vai contribuir  para o desenvolvimento de políticas públicas e fomento de inovações e pesquisas na área da saúde.

     

    O próximo passo vai ser o de constituir ou associar o IEC a um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.

    SEDE DO IEC EM ANANINDEUA

     

    PESQUISA E INOVAÇÃO

     

    Em seu escopo institucional, o IEC já atua com pesquisa e inovação, desde a sua origem. Criado em 1936, o Instituto Evandro Chagas, se apresenta como a primeira instituição na área de saúde pública na região Amazônica a exercer função de destaque em âmbito nacional e internacional no desenvolvimento de estudos e investigações nas áreas de ciências biológicas, meio-ambiente e medicina tropical.

     

    Hoje a sua missão institucional já tem como base a pesquisa cientifica, apoio à vigilância e ensino voltados para à produção, disseminação e divulgação de conhecimento e inovações tecnológicas que subsidiem as políticas de saúde.

     

    A partir dessa mudança, a instituição pode trabalhar em um ambiente mais propício ao desenvolvimento de parcerias, para transferência de tecnologias, desenvolvimento de produtos, intercâmbio de informações, prestação de serviços tecnológicos, compartilhamento de laboratórios, acesso ao fomento à pesquisa e inovação.

     

    O Diretor do IEC, Jorge Travassos comenta o grande avanço desse reconhecimento para a instituição: “É mais uma importante conquista do IEC, porque esse fato o credencia ao acesso a novas oportunidades, incentivos a recursos financeiros, e soma-se com méritos a posição de destaque que já ocupa no cenário científico e tecnológico”.

     

     

     

     

Instituto Evandro Chagas
Envie uma mensagem para nossa equipe de comunicação e ajudaremos como possível. Nosso prazo de atendimento é de até 10 dias úteis.

    Seu nome completo*

    Seu e-mail*

    Telefone

    Estado*

    Município*

    Assunto*

    Sua mensagem