O Instituto Evandro Chagas parabeniza a Fiocruz pelos seus 120 anos

  • O Instituto Evandro Chagas parabeniza a Fiocruz pelos seus 120 anos

    O Instituto Evandro Chagas parabeniza a Fiocruz pelos seus 120 anos

    O Instituto Evandro Chagas, órgão subordinado a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, parabeniza a Fundação Oswaldo Cruz pelos seus 120 anos em prol da missão de produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias, voltados à promoção da saúde e qualidade de vida da população brasileira.

     

    Criada em 25 de maio de 1900, a Fiocruz sempre esteve à frente no combate de grandes endemias, epidemias  e pandemias no Brasil, ao longo da sua história, como a erradicação da Febre Amarela, Varíola, Poliomielite, além de inúmeras descobertas e pesquisas, produção de imunobiológicos, ensino, entre outras diversas ações voltadas para a melhoria de vida da população brasileira, que a consolidaram como um importante patrimônio cultural e científico da nação.

     

    O IEC também tem uma forte história ligada a Fiocruz, desde o seu início, quando o pesquisador da instituição, Evandro Chagas, cria em 1936 junto ao Governo do Pará o Instituto de Pathologia Experimental do Norte, que mais tarde se tornaria o Instituto Evandro Chagas. Nesse processo o trabalho dos dois órgãos tem se cruzado em muitos momentos. Inclusive, em um período na década de 1970 o IEC foi ligado à estrutura da fundação.

     

    Nesse momento, em que a instituição completa 120, a Fiocruz, juntamente com o IEC, mais uma vez está à frente de um grande desafio que é uma das maiores pandemias da história da humanidade e vem cumprindo o seu papel, desenvolvendo pesquisas, qualificação técnica, divulgação e disseminação do conhecimento científico, produção de imunobiológicos, sendo uma das referências mundiais para o Novo Coronavírus.

     

    O pesquisador Oswaldo Cruz, fundador da instituição, se orgulharia do legado que a Fiocruz construiu ao longo desses anos. Uma trajetória inspiradora, que tem como o cerne a defesa da vida. Que esse trabalho, que beneficia toda a sociedade brasileira, continue sempre prosperando em prol de todos.

     

     

     

    Foto: Rodrigo Méxas| Acervo Fiocruz Imagens

     

     

Instituto Evandro Chagas
Envie uma mensagem para nossa equipe de comunicação e ajudaremos como possível. Nosso prazo de atendimento é de até 10 dias úteis.

Seu nome completo*

Seu e-mail*

Telefone

Estado*

Município*

Assunto*

Sua mensagem