Apresentação

Nesta página, elaborada com o apoio do Ministério da Saúde (MS), você encontrará o conteúdo, produzido e relacionado com o Instituto Evandro Chagas (IEC), sobre a Febre Amarela. O IEC é Laboratório de Referência Nacional do MS para o diagnóstico da Febre Amarela, além de Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Arboviroses e Febres Hemorrágicas.

 

A vacina contra a Febre Amarela está disponível gratuitamente nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) com boa eficácia e proteção duradoura. A vacina antiamarílica é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.

 

A área “Saiba Mais Sobre Febre Amarela (FA)” reúne notícias veiculadas no Portal do IEC, informações sobre a doença, clipping com as notícias veiculadas na mídia nacional e internacional sobre o trabalho do IEC relacionados com a referida doença, e ainda links para portais de outras organizações com informações sobre a doença, além de artigos científicos produzidos pela equipe de pesquisadores da Seção de Arbovirologia do IEC.

 

O intuito desta página é colaborar informando à população sobre a FA, formas de prevenção, sendo a vacinação o meio mais eficaz de combate a doença. Essa área do portal está em constante atualização e, em breve, deve receber novas páginas e conteúdo, portanto, recomendamos que você a acesse periodicamente.


 

FEBRE AMARELA

1 INTRODUÇÃO
 

A Febre Amarela é uma doença infecciosa, febril aguda causada por um arbovírus da família Flaviridae e transmitida pela picada de mosquitos infectados pertencentes ao gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypti, em áreas urbanas, e aos dos gêneros Haemagogus e Sabathes em áreas silvestres. Os macacos (primatas não humanos) são os únicos reservatórios no ciclo silvestre e o homem único hospedeiro no ciclo urbano, que não registra casos desde 1942.

 
2 SINAIS E SINTOMAS:
 

2.2 Clinicamente a doença se divide em 02 fases:

2.2.1 PERIODO DE INFECÇÃO.
Na maioria dos casos os pacientes apresentam os seguintes sintomas:

  • Vômitos
  • Febre com calafrios
  • Dores musculares em todo o corpo
  • Dor de cabeça
  • Perda de apetite
  • Náuseas
  • Fotofobia
  • Fadiga
  • Fraqueza

 

Evolução: A maioria dos pacientes (cerca de 90%) se recupera entre 3 a 4 dias de doença.

 

2.2.2 PERÍODO TOXÊMICO.
Após uma breve melhora dos sintomas iniciais um baixo percentual de pacientes (10%) pode desenvolver sintomas mais graves como:

  • Comprometimento do fígado, rins e retorno da febre alta
  • Icterícia
  • Sangramentos (em vários sítios do corpo)
  • Oligúria (diminuição do volume urinário)
  • Perda de apetite
  • Urina escura
  • Dores abdominais

 
3 DIAGNÓSTICO
 

Para o diagnóstico laboratorial estão disponíveis os testes virológicos (isolamento viral, técnicas de biologia molecular) que devem ser coletados do 1º ao 5° dia de doença, e os sorológicos (MAC ELISA), a partir do 6º dia de doença.

 
4 TRATAMENTO
 

Assim como as outras arboviroses (Dengue, Febre do Chikungunya e a Zika) transmitidas pelo vetor Aedes aegypti, a Febre Amarela não possui tratamento específico e devem ser adotadas as recomendações gerais como o repouso, aumento de ingestão de líquidos e o uso de sintomáticos (orientados pelo médico). Nos casos graves da doença a internação hospitalar é indicada e em alguns casos devem ser monitorados em unidades de terapia intensiva, para hidratação venosa vigorosa, transfusão de sangue dentre outros procedimentos.

 
5 PREVENÇÃO
 

5.1 MEDIDAS GERAIS

  • Inspecionar e limpar a casa e seus arredores semanalmente em busca de possíveis criadouros.
  • Descartar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem tampada. Nunca jogue lixo em terrenos baldios.
  • Retirar água acumulada que fica nas bandejas da geladeira e ar condicionado e lavá-las com água e sabão.
  • Manter as lonas de coberturas bem esticadas para evitar acúmulo de água.
  • Manter os ralos dos banheiros e áreas externas, sempre limpas e com tela.
  • Lavar os suportes de garrafões de água mineral sempre que houver a troca.
  • Colocar areia ou cimento em todos os cacos de vidro que ficam no muro, para não acumular água.
  • Manter bem fechados tonéis, caixas d’água, poços, tambores, e todo e qualquer reservatório de água.
  • Encher de areia, até a borda, os pratos dos vasos de planta.
  • Manter vasos sanitários, quando, sem uso, fechados.
  • Remover galhos e folhas secas que se acumulam nas calhas.
  • Tratar sempre a água de piscinas e fontes.
  • Colocar tela na saída do suspiro da fossa sanitária.
  • Usar roupas compridas, que diminuam a exposição da pele.
  • Usar repelentes.
  • Usar mosquiteiros

 

5.2 VACINAÇÃO

A forma de proteção mais eficaz contra a febre amarela é a vacinação, importante ferramenta na eliminação da febre amarela urbana do país.
No Brasil estão disponíveis duas vacinas – produzidas por Biomanguinhos – Fiocruz (Rede Pública) e por Sanofi Pasteur (Rede Privada). A composição é de vírus vivo atenuado, cultivado em embrião de galinha e com eficácia estimada de 95%.

 
 

REFERÊNCIAS

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Portal da Saúde. Febre Amarela: perguntas e respostas. Brasília: Ministério da Saúde; 2017. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/perguntas-e-respostas-febreamarela. Acesso em: 8 fev. 2017.

 

Araújo AL. Nota Técnica de 23 de janeiro de 2017. Febre Amarela. São Paulo: Sociedade Brasileira de Imunização; 2017. Disponível em: <http://sbim.org.br/images/files/ntfebreamarelasbim.pdf>. Acesso em: 8 fev. 2017.


 

PERGUNTAS E RESPOSTA SOBRE A FEBRE AMARELA

1 Por que tem se falado tanto em febre amarela?

Atualmente, o vírus da febre amarela circula apenas nas áreas de matas. Não há registro de casos urbanos desde 1942. Por uma ação preventiva, o Ministério da Saúde acompanha todas as mortes registradas de macacos, que são os hospedeiros dos vírus.

 
2 Onde a febre amarela está ativa? Quais as áreas de risco?

A febre amarela circula na natureza nas regiões Norte e Centro-Oeste, no Maranhão e em Minas Gerais. Essas são áreas consideradas de risco. Além delas, há as regiões de transição (oeste dos estados do Piauí, São Paulo, Paraná e Santa Catarina) e a de potencial risco (sul dos estados da Bahia e do Espírito Santo).

 
3 Como é possível se prevenir contra a doença?

A rede pública de saúde possui uma vacina totalmente eficaz contra a Febre Amarela, produzida pelo Ministério da Saúde

 
4 Todos devem tomar a vacina?

A vacina já faz parte do calendário de vacinação básica dos Estados onde há risco de contágio e está disponível também no restante do país. A imunização pode ser aplicada a partir dos seis meses de vida. A recomendação de vacinação é para quem vai viajar para as áreas de risco ou quem não tenha se vacinado nos últimos dez anos e mora nessas localidades.

 
5 Quem já tomou a vacina deve se revacinar?

A vacina protege a pessoa por dez anos. Ou seja, se a pessoa tomou a vacina depois de 1999, não é preciso revacinar. A vacina é totalmente eficaz durante os dez anos.

 
6 Quem não mora na área de risco deve se vacinar?

A recomendação é que, se a pessoa pretende ir para uma área de risco, deverá ir a um posto de saúde dez dias antes.

 
7 Para quem mora na área de risco, mas na região urbana, é preciso se vacinar?

É importante consultar a caderneta de vacinação. Se a pessoa tomou a vacina há mais de dez anos deve fazer o reforço. Se tomou depois de 1999 está imunizada.

 
8 Ao sair do posto de vacinação a pessoa já estou imunizada?

Não. O efeito de proteção começa a contar a partir do décimo dia após a vacinação. Ou seja, quem pretende viajar para as áreas de risco deve ir a um posto de saúde dez dias antes.

 
9 A febre amarela estava erradicada nas áreas urbanas desde 1942. Como está a situação atual?

Ela continua erradicada nas áreas urbanas. A febre amarela no Brasil tem sido exclusivamente silvestre. Entre 1996 e 2007, o país registrou 349 casos de febre amarela. Todos aconteceram em pessoas que entraram nas matas e não tinham tomado a vacina contra a doença.

 
10 Há o risco de a doença se espalhar para grandes centros urbanos, como Rio e São Paulo?

Existe uma grande barreira sanitária montada pelo Ministério da Saúde, estados e municípios contra a urbanização da febre amarela. A vacinação é uma mostra deste esforço. Em regiões de risco, a medida atinge mais de 90% da população. Outra mostra é o monitoramento das mortes de macacos. Uma ação sentinela para o risco de infecção de humanos. Isso significa que o Ministério da Saúde e demais autoridades sanitárias tem uma série de instrumentos que evitam o surgimento da doença em áreas urbanas.

 
11 Existem contra-indicações da vacina?

A vacina contra febre amarela é contra-indicada em crianças com menos de seis meses de idade; imunodepressão transitória ou permanente, provocada por doenças (neoplasias, AIDS e infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade) ou pelo tratamento (drogas imunossupressoras acima de 2mg/kg/dia por mais de duas semanas, radioterapia etc); gestação em qualquer fase deve ser analisada; e reações relacionadas a ovo de galinha e seus derivados.

 
12 Qual é a diferença entre a febre amarela silvestre (FAS) e febre amarela urbana (FAU)?

A diferença entre elas é o VETOR: na cidade a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue. Na mata, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus. Apesar disso, o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença resultante da infecção. Desde 1942, o Brasil não registra casos de febre amarela urbana.

 
13 O que é a febre amarela silvestre (FAS)?

É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. A doença é comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus.

 
14 Como a doença é transmitida?

A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem.

 
15 Que lugares constituem áreas de risco?

Locais que têm matas e rios onde o vírus e seus hospedeiros e vetores ocorrem naturalmente são identificadas como áreas de risco. No Brasil, no entanto, a vacinação é recomendada para as pessoas a partir de 9 meses de vida.

 
16 Que época do ano a doença é mais comumente registrada?

Estudos têm demonstrado que a doença ocorre com maior freqüência nos meses de dezembro a maio. Esta é a estação das chuvas, quando há um aumento das populações de mosquitos, favorecendo a circulação do vírus.

 
17 Qualquer pessoa está em risco de contrair febre amarela silvestre?

Sim. Qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo, que vive nas áreas endêmicas ou que visitam áreas endêmicas sem ter sido vacinada, pode ter a doença.

 
18 Quanto tempo leva para que a doença se tornar aparente?

De três a seis dias após ter sido infectada, a pessoa apresenta os sintomas iniciais.

 
19 Quais os sintomas da doença?

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.

 
20 O que você deve fazer se apresentar os sintomas?

Depois de identificar alguns desses sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas, e se você observou mortandade de macacos próximos aos lugares que você visitou. Informe, ainda, se você tomou a vacina contra a febre amarela, e a data. Ande sempre com sua carteirinha de vacinação.

 
21 Como a febre amarela silvestre é tratada?

Não há nenhum tratamento específico contra a doença. O médico deve tratar os sintomas, como dores no corpo e cabeça, com analgésicos e antitérmicos. Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico.
IMPORTANTE: SOMENTE O MÉDICO É CAPAZ DE DIAGNOSTICAR E TRATAR CORRETAMENTE A DOENÇA.

 
22 A febre amarela silvestre é contagiosa?

A Febre Amarela não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa, nem entre animais e pessoas. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela.

 
23 Onde posso obter mais informações sobre a febre amarela?

Mais informações sobre a doença podem ser obtidas nas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de todo o país, e no Ministério da Saúde.

 
24 Qual é o papel do Ministério da Saúde e da Secretaria de Vigilância em Saúde no controle da febre amarela?

O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde, elabora normas e coordena as ações de vigilância e controle da doença. Também auxilia os estados e municípios na implementação e manutenção dessas ações, supervisiona as atividades e fornece a vacina contra a febre amarela.

 
 

REFERÊNCIAS

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Portal da Saúde. Febre Amarela: perguntas e respostas. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/perguntas-e-respostas-febreamarela.
Acesso em: 6 fev. 2017.

 

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: <https://www.bio.fiocruz.br/index.php/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao>.
Acesso em: 6 fev. 2017.


 
Chamada: Estudo da Fiocruz alerta para risco de reurbanização da febre amarela no Brasil.

Data: 08/07/2017

Veículo: PORTAL CORREIO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/07/08julho2017_portal_correio_online-1.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Pesquisa indica risco de febre amarela nos centros urbanos.

Data: 08/07/2017

Veículo: O IMPARCIAL ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/07/08julho2017_o_imparcial_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Estudo da Fiocruz alerta para risco de reurbanização da febre amarela no Brasil.

Data: 08/07/2017

Veículo: DIÁRIO DE PERNAMBUCO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/07/08julho2017_diario_de_pernambuco_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Após 75 anos, pesquisa aponta risco alto de volta da febre amarela urbana.

Data: 07/07/2017

Veículo: UOL NOTÍCIAS

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/07/07julho2017_uol_noticias.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Estudo da Fiocruz alerta para risco de reurbanização da febre amarela no Brasil.

Data: 07/07/2017

Veículo: TRIBUNA HOJE ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/07/07julho2017_tribuna_hoje_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Fiocruz: é real o risco de febre amarela urbana, especialmente no Rio.

Data: 07/07/2017

Veículo: O GLOBO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/07/07julho2017_o_globo_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Estudo da Fiocruz alerta para risco de reurbanização da febre amarela no Brasil.

Data: 07/07/2017

Veículo: ISTO É ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/07/07julho2017_isto_e_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Estudo da Fiocruz alerta para risco de reurbanização da febre amarela no Brasil.

Data: 07/07/2017

Veículo: AGÊNCIA BRASIL

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/07/07julho2017_agencia_brasil.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Piauí investiga 10 casos e uma morte.

Data: 16/06/2017

Veículo: JORNAL MEIO NORTE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/16junho2017_jornal_meio_norte.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Invasão dos micos: 586 primatas na Bahia são testados para febre amarela.

Data: 03/06/2017

Veículo: CORREIO 24 HORAS ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/04junho2017_correio_24_horas_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Jovem de Aveiro morre com suspeita de febre amarela no HRBA em Santarém.

Data: 31/05/2017

Veículo: G1 GLOBO SANTARÉM E REGIÃO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/31maio2017_g1_globo_santarem_e_regiao1.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Arcos, Itapecerica e São Francisco de Paula apuram suspeitas de febre amarela.

Data: 19/04/2017

Veículo: G1 GLOBO CENTRO OESTE MG

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/19abril2017_g1_globo_centro_oeste_mg.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Maricá, RJ, tem primeiro caso suspeito de febre amarela.

Data: 19/04/2017

Veículo: G1 GLOBO REGIÃO DOS LAGOS

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/19abril2017_g1_globo_regiao_dos_lagos.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Evandro Chagas confirma morte de 11 macacos no Pará.

Data: 04/04/2017

Veículo: PORTAL ORM – O LIBERAL ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/04abril2017_portal_orm_o_liberal_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Zoonoses faz captura de mosquitos da febre amarela para análise.

Data: 04/04/2017

Veículo: O POPULAR

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/04abril2017_o_popular.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Evandro Chagas confirma morte de 11 macacos.

Data: 04/04/2017

Veículo: O LIBERAL

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/04abril2017_o_liberal.pd
-------------------------------------------------------------------
Chamada: SESPA envia para exame no IEC, macaco encontrado morto com suspeita de febre amarela.

Data: 04/04/2017

Veículo: G1 GLOBO SANTARÉM E REGIÃO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/04abril2017_g1_globo_santarem_e_regiao1.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Secretaria de Estado da Saúde recua e descarta febre amarela em macaco.

Data: 03/04/2017

Veículo: TRIBUNA HOJE ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/03abril2017_tribuna_hoje_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Surto de febre amarela em áreas silvestres é tema de seminário.

Data: 03/04/2017

Veículo: A TARDE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/03abril2017_a_tarde.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Novos exames em sagui descartam febre amarela.

Data: 01/04/2017

Veículo: GAZETA DE ALAGOAS

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/01abril2017_gazeta_de_alagoas.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Macacos aparecem mortos no Abacatal.

Data: 31/03/2017

Veículo: O LIBERAL

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/31mar%C3%A7o2017_o_liberal.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: SESAU-AL afirma que novos exames em sagui descartam febre amarela.

Data: 31/03/2017

Veículo: G1 GLOBO ALAGOAS

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/31mar%C3%A7o2017_g1_globo_alagoas.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Outra morte de primata em Maceió será investigada.

Data: 30/03/2017

Veículo: TRIBUNA INDEPENDENTE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/30mar%C3%A7o2017_tribuna_independente.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Prefeitura do Rio diz que só há vacina contra febre amarela até o fim do dia.

Data: 30/03/2017

Veículo: TRIBUNA DO NORTE ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/30mar%C3%A7o2017_tribuna_do_norte_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Moradores encontram macacos mortos e ficam preocupados.

Data: 30/03/2017

Veículo: PORTAL ORM O LIBERAL ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-ontent/uploads/2017/04/30mar%C3%A7o2017_portal_orm_o_liberal_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Prefeitura do Rio diz que só há vacina contra febre amarela até o fim do dia.

Data: 30/03/2017

Veículo: BEM PARANÁ ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/30mar%C3%A7o2017_bem_parana_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: CCZ colhe amostras da morte de outro macaco para análise em laboratório no Pará.

Data: 30/03/2017

Veículo: TRIBUNA HOJE ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/30mar%C3%A7o20_tribuna_hoje_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Primeiro caso de febre amarela em Maceió é confirmado em primata.

Data: 29/03/2017

Veículo: TRIBUNA INDEPENDENTE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/29mar%C3%A7o2017_tribuna_independente.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Centro de Zoonoses de Maceió monitora caso de febre amarela em macaco.

Data: 29/03/2017

Veículo: TRIBUNA HOJE ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/29mar%C3%A7o2017_tribuna_hoje_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Febre amarela mata mais dois no Pará. Estado está em alerta.

Data: 29/03/2017

Veículo: PORTAL ORM – OLIBERAL ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/29mar%C3%A7o2017_portal_orm_o_liberal_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Vírus da febre amarela é encontrado em macaco morto em Maceió, em Alagoas.

Data: 29/03/2017

Veículo: O GLOBO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/29mar%C3%A7o2017_o_globo_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Maceió faz mapeamento de mosquito transmissor da febre amarela.

Data: 29/03/2017

Veículo: G1 GLOBO ALAGOAS

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/29mar%C3%A7o2017_g1_globo_alagoas.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Confirmadas duas mortes por febre amarela no Pará.

Data: 28/03/2017

Veículo: DIÁRIO DO PARÁ ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/28mar%C3%A7o2017_diario_do_para_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: SESPA começa a vacinar contra a febre amarela em Curuá.

Data: 27/03/2017

Veículo: PORTAL ORM – O LIBERAL ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/27mar%C3%A7o2017_portal_orm_o_liberal_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: SEMSA descarta casos suspeitos de febre amarela em dois pacientes de Alenquer.

Data: 27/03/2017

Veículo: G1 GLOBO – SANTARÉM E REGIÃO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/27mar%C3%A7o2017_g1_globo_santarem_e_regiao.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Homem morre por febre amarela. É a 2ª vítima fatal este ano, no Pará.

Data: 27/03/2017

Veículo: DIÁRIO DO PARÁ

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/27mar%C3%A7o2017_diario_do_para.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Homem morre de Febre Amarela no Pará.

Data: 26/03/2017

Veículo: DIÁRIO DO PARÁ ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/26mar%C3%A7o2017-diario_do_para_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Serra, ES, fecha parques após morte de macacos por febre amarela.

Data: 26/02/2017

Veículo: G1 GLOBO ESPÍRITO SANTO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/26fevereiro2017_g1_globo_espirito_santo.docx.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: 4 mil doses de vacina contra febre amarela chegam a Alenquer.

Data: 25/03/2017

Veículo: PORTAL ORM – O LIBERAL ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/25mar%C3%A7o2017_portal_orm_o_liberal_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Equipes vão para Alenquer combater febre amarela.

Data: 25/03/2017

Veículo: LIBERAL ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/25mar%C3%A7o2017_o_liberal_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: SESPA confirma primeira morte por febre amarela em Monte Alegre, PA.

Data: 25/03/2017

Veículo: G1 GLOBO SANTARÉM E REGIÃO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/25mar%C3%A7o2017_g1_globo_santarem_e_regiao.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Mais duas pessoas morrem em Alenquer, no Pará, com suspeita de febre amarela.

Data: 25/03/2017

Veículo: DIÁRIO DO PARÁ ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/25mar%C3%A7o2017_diario_do_para.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Macacos mortos: estamos à espera dos escafandristas para maiores esclarecimentos.

Data: 24/03/2017

Veículo: O GLOBO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/24mar%C3%A7o2017_o_globo_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Governo do Rio confirma quinto caso de febre amarela no Estado.

Data: 23/03/2017

Veículo: TRIBUNA DO NORTE ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/23mar%C3%A7o2017_tribuna-do_norte_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Febre amarela mata menino em Alenquer.

Data: 23/03/2017

Veículo: PORTAL ORM O LIBERAL ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/23mar%C3%A7o2017_portal_orm_o_liberal_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Governo do Rio confirma quinto caso de febre amarela no Estado.

Data: 23/03/2017

Veículo: O DIÁRIO DE MARINGÁ ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/23mar%C3%A7o2017_o_diario_de_maringa_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Governo do Rio confirma quinto caso de febre amarela no Estado.

Data: 23/03/2017

Veículo: FOLHA.COM

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/23mar%C3%A7o2017_folha_ponto_com.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Governo do Rio confirma quinto caso de febre amarela no Estado.

Data: 23/03/2017

Veículo: BEM PARANÁ ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/23mar%C3%A7o2017_bem_parana_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Testes em macacos no centro de uma polêmica.

Data: 22/03/2017

Veículo: O GLOBO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/22mar%C3%A7o2017_o_globo_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Análise da Fiocruz aponta que 5 macacos mortos no Rio não tinham febre amarela.

Data: 21/03/2017

Veículo: TRIBUNA HOJE ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/21mar%C3%A7o2017_tribuna_hoje_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: No Rio, dia de mobilização da febre amarela terá vacina em 233 postos.

Data: 21/03/2017

Veículo: JORNAL METRO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/21mar%C3%A7o2017_jornal_metro_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Institutos divergem sobre ocorrência de febre amarela na capital do Rio.

Data: 21/03/2017

Veículo: FOLHA.COM

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/21mar%C3%A7o2017_folha_ponto_com.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Fiocruz: macacos não tinham doença.

Data: 21/03/2017

Veículo: EXTRA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/21mar%C3%A7o2017_extra.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Exame descarta febre amarela em macacos.

Data: 21/03/2017

Veículo: CORREIO DA BAHIA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/21mar%C3%A7o2017_correio_da_bahia.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Macacos mortos na cidade do Rio não tinham febre amarela, mostram exames.

Data: 20/03/2017

Veículo: UOL NOTÍCIAS

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/20mar%C3%A7o2017_uol_noticias.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Macacos mortos no Rio não estavam com febre amarela, afirma secretaria.

Data: 20/03/2017

Veículo: BEM PARANÁ ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/20mar%C3%A7o2017_bem_parana_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Morte de macacos por febre amarela preocupa autoridades do Rio.

Data: 18/03/2017

Veículo: O GLOBO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/18mar%C3%A7o2017_o_globo-online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Vacinação contra febre amarela será antecipada no Rio.

Data: 18/03/2017

Veículo: UOL NOTÍCIAS

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/18mar%C3%A7o2017_uol_noticias.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Febre amarela expõe falha na vigilância.

Data: 18/03/2017

Veículo: O GLOBO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/18mar%C3%A7o2017_o_globo.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Vacinação contra febre amarela será antecipada no Rio.

Data: 18/03/2017

Veículo: GAZETA ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/18mar%C3%A7o2017_gazeta_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Ações de prevenção à febre amarela são reforçadas em Alenquer, no PA.

Data: 18/03/2017

Veículo: G1 GLOBO SANTARÉM E REGIÃO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/18mar%C3%A7o2017_g1_globo_santarem_e_regiao.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Laudo de exames em macacos mortos deve sair até terça-feira.

Data: 17/03/2017

Veículo: O GLOBO ONLINE RIO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/17mar%C3%A7o2017_o_globo_online_rio-2.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Confirmado primeiro caso de febre amarela em humano na Zona da Mata.

Data: 17/03/2017

Veículo: G1 GLOBO ZONA DA MATA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/17mar%C3%A7o2017_g1_gobo_zona_da_mata.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:SEMSA de Alenquer investiga novos casos suspeitos de febre amarela.

Data: 17/03/2017

Veículo: G1 GLOBO SANTARÉM E REGIÃO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/17mar%C3%A7o2017_g1_globo_santarem_e_regiao.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Instituto Evandro Chagas já confirmou febre amarela em macacos de 6 estados este ano.

Data: 17/03/2017

Veículo: G1 GLOBO BEM ESTAR

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/17mar%C3%A7o2017_g1_globo_bem_estar.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Criança morre com suspeita de febre amarela.

Data: 17/03/2017

Veículo: DIÁRIO DO PARÁ

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/17mar%C3%A7o2017_diario_do_para.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: An outbreak of yellow fever in Brazil.

Data: 16/03/2017

Veículo: THE ECONOMIST

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/16mar%C3%A7o2017_the_economist.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Exame que aponta febre amarela como causa da morte de macacos preocupa autoridades.

Data: 16/03/2017

Veículo: O GLOBO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/16mar%C3%A7o2017_o_globo_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: FIOCRUZ analisa exames para confirmar mortes de macacos por febre amarela no Rio.

Data: 16/03/2017

Veículo: G1 GLOBO RIO DE JANEIRO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/16mar%C3%A7o2017_g1_globo_rio_de_janeiro.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: A febre amarela volta ao RIO.

Data: 16/03/2017

Veículo: FOLHA DE SÃO PAULO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/16mar%C3%A7o2017_folha-de_sao_paulo.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: FIOCRUZ analisa macacos do Rio.

Data: 16/03/2017

Veículo: EXTRA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/16mar%C3%A7o2017_extra.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Escolas do Rio serão usadas como locais de vacinação contra febre amarela.

Data: 16/03/2017

Veículo: CORREIO BRAZILIENSE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/16mar%C3%A7o2017_correio_braziliense.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Vírus da febre amarela não circula na capital do Rio, diz secretário.

Data: 16/03/2017

Veículo: A TARDE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/16mar%C3%A7o2017_a_tarde.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:SESPA aguarda resultado de amostras de 9 macacos mortos na região.

Data: 15/03/2017

Veículo: G1 GLOBO SANTARÉM E REGIÃO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/15mar%C3%A7o2017_g1_globo_santarem_e_regiao.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Rio faz bem em vacinar população contra febre amarela.

Data: 14/03/2017

Veículo: G1 GLOBO ZONA DA MATA-MG

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/14mar%C3%A7o2017_o_globo_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Estado confirma mortes de macacos em novas cidades da Zona da Mata.

Data: 14/03/2017

Veículo: O GLOBO ONLINE

[Link:] hhttps://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/14mar%C3%A7o2017_g1_globo_zona_da_mata_mg-1.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Mutirão em Alagoinhas tem 15 mil pessoas vacinadas no fim de semana.

Data: 13/03/2017

Veículo: G1 GLOBO BAHIA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/13mar%C3%A7o2017_g1_globo_bahia.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Febre está restrita às áreas rurais, afirma IEC.

Data: 12/03/2017

Veículo: PORTAL ORM O LIBERAL ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/12mar%C3%A7o2017_portal_orm_o_liberal_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Febre amarela ocorre só em área rural.

Data: 12/03/2017

Veículo: O LIBERAL

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/12mar%C3%A7o2017_o_liberal.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Rorainópolis recebe 800 doses extras de vacina contra febre amarela, em RR.

Data: 11/03/2017

Veículo: G1 GLOBO RORAIMA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/11mar%C3%A7o2017_g1_globo_roraima.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: “Toda criança de até 1 ano deveria ser vacinada”.

Data: 11/03/2017

Veículo: A TRIBUNA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/11mar%C3%A7o2017_a_tribuna.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Pedro Fernando da Costa Vasconcelos: ‘É o pior surto de febre amarela silvestre do Brasil’.

Data: 10/03/2017

Veículo: O GLOBO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/10mar%C3%A7o2017_o_globo_online-1.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: “É o pior surto de febre amarela silvestre no Brasil”.

Data: 10/03/2017

Veículo: O GLOBO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/10mar%C3%A7o2017_o_globo-1.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Macaco com febre amarela pode ter sido trazido ao ES, diz pesquisador.

Data: 10/03/2017

Veículo: GAZETA ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/10mar%C3%A7o2017_gazeta_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Ações de combate à febre amarela são reforçadas em Juiz de Fora.

Data: 10/03/2017

Veículo: G1 GLOBO ZONA DA MATA – MINAS GERAIS

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/10mar%C3%A7o2017_g1_globo_zona_da_mata_minas_gerais.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Novo caso de febre amarela em humanos é investigado em Carangola.

Data: 10/03/2017

Veículo: G1 GLOBO ZONA DA MATA-MG

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/10mar%C3%A7o2017_g1_globo_zona_da_mata_mg.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Febre amarela: bebê deveria ser vacinado, diz especialista.

Data: 10/03/2017

Veículo: EXTRA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/10mar%C3%A7o2017_extra.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Alagoinhas registra primeiro caso de febre amarela em macacos.

Data: 10/03/2017

Veículo: CORREIO DA BAHIA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/10mar%C3%A7o2017_correio_da_bahia.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Vacina contra febre amarela acaba no interior de RR após morte de macaco.

Data: 09/03/2017

Veículo: G1 GLOBO RORAIMA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/09mar%C3%A7o2017_g1_globo_roraima.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Macaco que morreu em Ananindeua não tinha febre amarela, aponta laudo.

Data: 09/03/2017

Veículo: G1 GLOBO PARÁ

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/09mar%C3%A7o2017_g1_globo_para.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Alagoinhas vacinou 10 mil pessoas contra febre amarela em dois dias.

Data: 09/03/2017

Veículo: G1 GLOBO BAHIA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/09mar%C3%A7o2017_g1_globo_bahia.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Mais dois macacos mortos.

Data: 08/03/2017

Veículo: JORNAL DE BRASÍLIA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/08mar%C3%A7o2017_jornal_de_brasilia.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Exames descartam febre amarela em macacos encontrados mortos em MS.

Data: 08/03/2017

Veículo: G1 GLOBO MATO GROSSO DO SUL

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/08mar%C3%A7o2017_g1_globo_mato_grosso_do_sul.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Mais dois macacos mortos no DF. Saúde investiga suspeita de febre amarela.

Data: 07/03/2017

Veículo: JORNAL DE BRASÍLIA ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/07mar%C3%A7o2017_jornal_de_brasilia_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Casos de febre amarela em humanos são investigados na Zona da Mata.

Data: 07/03/2017

Veículo: G1 GLOBO ZONA DA MATA-MG

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/07mar%C3%A7o2017_g1_globo_zona_da_mata_mg.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Sobe o nº de municípios do Pará com casos de febre amarela em animais.

Data: 07/03/2017

Veículo: G1 GLOBO PARÁ

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/07mar%C3%A7o2017_g1_globo_para.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: UFES recolhe amostras de mosquitos para investigar febre amarela.

Data: 07/03/2017

Veículo: G1 GLOBO ESPÍRITO SANTO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/07mar%C3%A7o2017_g1_globo_espirito_santo.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Alagoinhas reforça combate a febre amarela após morte de macacos.

Data: 07/03/2017

Veículo: G1 GLOBO BAHIA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/07mar%C3%A7o2017_g1_globo_bahia.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Rorainópolis recebe vacinas contra febre amarela e quatro carros de fumacê.

Data: 07/03/2017

Veículo: FOLHA DE BOA VISTA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/07mar%C3%A7o2017_folha_de_boa_vista.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Alagoinhas registra primeiro caso de febre amarela em macacos.

Data: 07/03/2017

Veículo: CORREIO DA BAHIA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/07mar%C3%A7o2017_correio_da_bahia.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Alagoinhas confirma oito casos de febre amarela silvestre em macacos.

Data: 07/03/2017

Veículo: A TARDE ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/07mar%C3%A7o2017_a_tarde_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Primeiro caso de febre amarela em macacos é confirmado no Estado.

Data: 06/03/2017

Veículo: FOLHA DE BOA VISTA ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/06mar%C3%A7o2017_folha_de_boa_vista_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Município baiano vai receber doses extras de vacina contra febre amarela.

Data: 06/03/2017

Veículo: DIÁRIO DE PERNAMBUCO ONLINE

[Link:] hhttps://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/06mar%C3%A7o2017_diario_de_pernambuco_online.pdf

-------------------------------------------------------------------
Chamada: Alagoinhas registra primeiro caso de febre amarela em macacos.

Data: 06/03/2017

Veículo: CORREIO 24 HORAS ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/06mar%C3%A7o2017_correio_24_horas_online.pdf

-------------------------------------------------------------------
Chamada: “A febre amarela só pode ser prevenida com vacinação”.

Data: 05/03/2017

Veículo: DIÁRIO DO PARÁ

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/05mar%C3%A7o2017_diario_do_para.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Rorainópolis, Sul de RR, aponta morte de macaco por febre amarela.

Data: 04/03/2017

Veículo: G1 GLOBO RORAIMA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/04mar%C3%A7o2017_g1_globo_roraima.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Rorainópolis registra primeiro caso de primata morto por febre amarela no Estado.

Data: 04/03/2017

Veículo: FOLHA DE BOA VISTA ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/04mar%C3%A7o2017_folha_de_boa_vista_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Febre muda regras de doação de sangue.

Data: 03/03/2017

Veículo: O LIBERAL

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/03mar%C3%A7o2017_o_liberal.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Macacos são encontrados mortos na UFES e causa da morte será investigada.

Data: 02/03/2017

Veículo: R7

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/02mar%C3%A7o2017_r7.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Dois macacos são encontrados mortos em campus da UFES.

Data: 02/03/2017

Veículo: A GAZETA ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/02mar%C3%A7o2017_gazeta_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: IEC vai examinar macaco encontrado morto nesta quinta em Barcarena.

Data: 02/03/2017

Veículo: G1 GLOBO PARÁ

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/02mar%C3%A7o2017_g1_globo_para.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Macacos são encontrados mortos dentro da UFES em Goiabeiras.

Data: 02/03/2017

Veículo: G1 GLOBO ESPÍRITO SANTO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/02mar%C3%A7o2017_g1_globo_espirito_santo.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Moradores do Curió-Utinga fazem fila para tomar vacina.

Data: 01/03/2017

Veículo: PORTAL ORM O LIBERAL ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/01mar%C3%A7o2017_portal_orm_o_liberal_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Após morte por suspeita de febre amarela, Saúde fiscaliza local onde vítima se hospedou.

Data: 01/03/2017

Veículo: PORTAL CORREIO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/01mar%C3%A7o2017_portal_correio_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Morte de macaco no Utinga põe saúde pública em alerta.

Data: 27/02/2017

Veículo: O LIBERAL

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/27mar%C3%A7o2017_o_liberal.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Morte de macaco no Utinga põe saúde pública em alerta.

Data: 27/02/2017

Veículo: PORTAL ORM – O LIBERAL ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/27fevereiro2017_portal_orm_o_liberal_online1.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Vacinação contra febre amarela em três unidades de saúde.

Data: 27/02/2017

Veículo: PORTAL ORM – O LIBERAL ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/27fevereiro2017_portal_orm_o_liberal_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: SESPA e Evandro Chagas investigam mortes de macacos no oeste do PA.

Data: 27/02/2017

Veículo: G1 GLOBO SANTARÉM E REGIÃO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/27fevereiro2017_g1_globo_santarem_e_regiao.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Vacinação contra febre amarela é suspensa no carnaval em Ananindeua.

Data: 27/02/2017

Veículo: G1 GLOBO PARÁ

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/27fevereiro2017_g1_globo_para.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Serra, ES, fecha parques após morte de macacos por febre amarela.

Data: 26/02/2017

Veículo: G1 GLOBO ESPÍRITO SANTO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/26fevereiro2017_g1_globo_espirito_santo.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Prevenção contra febre amarela é intensificada.

Data: 25/02/2017

Veículo: PORTAL ORM – O LIBERAL ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/25fevereiro2017_portal_orm_o_liberal_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Mais um macaco morre de febre amarela no Pará.

Data: 25/02/2017

Veículo: DIÁRIO DO PARÁ

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/25fevereiro2017_diario_do_para.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Vacinação em massa após morte de macaco.

Data: 25/02/2017

Veículo: A GAZETA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/25fevereiro2017_a_gazeta2.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Especialistas: Não há motivo para pânico.

Data: 25/02/2017

Veículo: A GAZETA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/25fevereiro2017_a_gazeta1.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: 11 macacos achados mortos em vários bairros da capital.

Data: 25/02/2017

Veículo: A GAZETA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/25fevereiro2017_a_gazeta.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Santarém solicita nova remessa de vacinas contra febre amarela.

Data: 23/02/2017

Veículo: G1 SANTARÉM E REGIÃO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/24fevereiro2017_santarem_regiao.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Febre no Pará.

Data: 24/02/2017

Veículo: O RIO BRANCO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/24fevereiro2017_o_rio_branco.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Onze macacos foram encontrados mortos em Vitória, diz prefeitura.

Data: 24/02/2017

Veículo: GAZETA ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/24fevereiro2017_gazeta_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Instituto confirma morte de macaco por febre amarela em Alenquer, PA.

Data: 24/02/2017

Veículo: G1 SANTARÉM

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/24fevereiro2017_g1_santarem.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Febre no Pará.

Data: 24/02/2017

Veículo: DIÁRIO DO AMAZONAS

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/24fevereiro2017_di%C3%A1rio_do_amazonas.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Exame descarta febre amarela em 2º macaco achado morto em Ibiá.

Data: 23/02/2017

Veículo: G1 TRIÂNGULO MINEIRO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/23fevereiro2017_g1_triangulo_mineiro.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: No sudoeste do Pará, cresce procura por vacina contra a febre amarela.

Data: 23/02/2017

Veículo: G1 PARÁ

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/23fevereiro2017_g1_para.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Com suspeita de febre amarela, macacos mortos no AM serão analisados no Pará.

Data: 23/02/2017

Veículo: A CRÍTICA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/23fevereiro2017_a_critica.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: DF investiga a morte de 17 macacos por suspeita de febre amarela.

Data: 22/02/2017

Veículo: R7

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/22fevereiro2017_r7.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Funed testará vísceras de humanos e de macacos mortos.

Data: 22/02/2017

Veículo: HOJE EM DIA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/22fevereiro2017_hoje_em_dia1.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Febre amarela derruba estoque de sangue em Minas.

Data: 22/02/2017

Veículo: HOJE EM DIA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/22fevereiro2017_hoje_em_dia.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Fixada no litoral, febre amarela volta no tempo e traz novo desafio ao país.

Data: 22/02/2017

Veículo: FOLHA DE S. PAULO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/22fevereiro2017_folha_de_s_paulo1.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Fixada no litoral, febre amarela volta no tempo e traz novo desafio ao país.

Data: 22/02/2017

Veículo: FOLHA DE S. PAULO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/22fevereiro2017_folha_de_s_paulo.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Suspeita de febre amarela: autoridades monitoram morte de 17 macacos no DF.

Data: 22/02/2017

Veículo: CORREIO BRAZILIENSE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/22fevereiro2017_correio_braziliense.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Confirmada morte de macaco por febre amarela.

Data: 21/02/2017

Veículo: ORM NEWS

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/21fevereiro2017_orm_news.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Instituto confirma morte de macaco por febre amarela no oeste do Pará.

Data: 21/02/2017

Veículo: G1 PARÁ

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/21fevereiro2017_g1_para.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Exame descarta febre amarela em criança de 9 anos no Piauí.

Data: 18/02/2017

Veículo: MEIO NORTE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/18fevereiro2017_meio_norte.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Exame descarta febre amarela em criança de nove anos internada no PI.

Data: 18/02/2017

Veículo: G1 PIAUÍ

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/18fevereiro2017_g1_piaui.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Casos superam marca de mil e diagnóstico é desafio.

Data: 18/02/2017

Veículo: ESTADO DE MINAS

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/18fevereiro2017_estado_de_minas1.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Mais de mil notificações de febre amarela em MG.

Data: 18/02/2017

Veículo: ESTADO DE MINAS

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/18fevereiro2017_estado_de_minas.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: IEC e SESPA investigam mortes de macacos.

Data: 17/02/2017

Veículo: DIÁRIO DO PARÁ

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/17fevereiro2017_diario_do_para.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Carnaval multiplica risco da febre amarela.

Data: 16/02/2017

Veículo: ESTADO DE MINAS

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/16fevereiro2017_estado_de_minas.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Macacos podem ter morrido de febre amarela no Pará.

Data: 16/02/2017

Veículo: DIÁRIO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/16fevereiro2017_diario_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Criança com suspeita de febre amarela morre em Natal.

Data: 14/02/2017

Veículo: TRIBUNA DO NORTE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/14fevereiro2017_tribuna_do_norte.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Secretaria de Saúde orienta população a não matar macacos para combater febre amarela.

Data: 13/02/2017

Veículo: GAZETA DO POVO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/13fevereiro2017_gazeta_do_povo.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Saúde faz varredura em bairros após macaco encontrado em Varginha, MG.

Data: 10/02/2017

Veículo: G1 SUL DE MINAS

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/10fevereiro2017_g1_sul_de_minas.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Mortes de macacos em Juiz de Fora estão em investigação.

Data: 07/02/2017

Veículo: G1 GLOBO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/07fevereiro2017_g1_globo.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Febre amarela: morte de macacos silencia a floresta.

Data: 06/02/2017

Veículo: O GLOBO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/06fevereiro2017_o_globo.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Casos de febre amarela em cidades da Zona da Mata estão em investigação.

Data: 06/02/2017

Veículo: G1 GLOBO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/06fevereiro2017_g1_globo.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Febre amarela pode ser confundida com seis doenças; entenda.

Data: 02/02/2017

Veículo: JORNAL METRO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/02fevereiro2017_jornal_metro-online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Polícia investiga furto de 750 doses de vacina de febre amarela no ES.

Data: 01/02/2017

Veículo: G1 GLOBO ESPÍRITO SANTO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/01fevereiro2017_g1_globo_espirito_santo.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Surto de febre amarela deve perder força, diz especialista.

Data: 01/02/2017

Veículo: ESTADÃO.COM.BR

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/01fevereiro2017_estadao_ponto_com_ponto_br.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: “Risco de doença chegar à Grande Vitória é mínimo”.

Data: 01/02/2017

Veículo: A TRIBUNA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/01fevereiro2017_a_tribuna.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: “Risco é quase nulo de transmissão nas cidades”.

Data: 01/02/2017

Veículo: A GAZETA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/01fevereiro2017_a_gazeta.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Sobe para 11 número de casos de febre amarela confirmados no Espírito Santo.

Data: 31/01/2017

Veículo: R7

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/31janeiro2017_r7.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Dois capixabas de Ibatiba e Pancas morreram vítimas da febre amarela.

Data: 31/01/2017

Veículo: NOTÍCIAS R7

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/31janeiro2017_noticias_r7.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Risco de urbanização da febre amarela em Vitória é quase nulo.

Data: 31/01/2017

Veículo: G1 GLOBO ESPÍRITO SANTO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/31janeiro2017_g1_globo_espirito_santo.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Agricultores são vacinados contra a febre amarela no ES e em MG.

Data: 29/01/2017

Veículo: G1 GLOBO- GLOBO RURAL

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/29janeiro2017_g1_globo_globo_rural.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Febre amarela: Especialista defende cobertura vacinal das crianças.

Data: 29/01/2017

Veículo: CORREIO BRAZILIENSE ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/29janeiro2017_correio_braziliense_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:“A febre amarela se dirige também ao litoral”.

Data: 29/01/2017

Veículo: CORREIO BRAZILIENSE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/29janeiro2017_correio_braziliense.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Já são 33 casos suspeitos, e vacinação será ampliada.

Data: 27/01/2017

Veículo: A GAZETA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/27janeiro2017_a_gazeta.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Especialistas defendem ampliação de programa contra febre amarela.

Data: 25/01/2017

Veículo: O GLOBO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/25janeiro2017_o_globo_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Uma nova estratégia.

Data: 25/01/2017

Veículo: O GLOBO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/25janeiro2017_o_globo.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Mato Grosso do Sul receberá 50 mil doses de vacina contra febre amarela.

Data: 25/01/2017

Veículo: G1 GLOBO – MATO GROSSO DO SUL

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/25janeiro2017_g1_globo_mato_grosso_do_sul.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Mosquitos “tímido” são responsáveis por surto de febre amarela no Brasil.

Data: 24/01/2017

Veículo: O DIA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/24janeiro2017_o_dia.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:A febre amarela pode chegar às cidades?.

Data: 23/01/2017

Veículo: CORREIO BRAZILIENSE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/22janeiro2017_correio_braziliense.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Espírito Santo investiga primeira morte por febre amarela.

Data: 22/01/2017

Veículo: ÉPOCA ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/23janeiro2017_epoca_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Governo confirma que macacos morreram por febre amarela no ES.

Data: 21/01/2017

Veículo: R7

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/21janeiro2017_R7.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Mosquito ‘tímido’ traz a febre amarela.

Data: 21/01/2017

Veículo: ESTADÃO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/21janeiro2017_estadao.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Febre amarela em MG.

Data: 19/01/2017

Veículo: DIÁRIO DO COMÉRCIO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/19janeiro2017_diario_do_comercio.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Sobe para sete o numero de casos suspeitos.

Data: 18/01/2017

Veículo: A GAZETA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/19janeiro2017_a_gazeta.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Estado de Minas Gerais confirma sete casos de mortes por febre amarela.

Data: 18/01/2017

Veículo: TRIBUNA HOJE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/18janeiro2017_tribuna_hoje.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Sete mortes por febre amarela são confirmadas em MG.

Data: 18/01/2017

Veículo: R7.COM

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/18janeiro2017_r7_ponto_com.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Sete mortes por febre amarela são confirmadas em Minas Gerais.

Data: 18/01/2017

Veículo: O GLOBO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/18janeiro2017_o_globo_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Ministério da Saúde confirma sete mortes por febre amarela.

Data: 18/01/2017

Veículo: DIÁRIO DO NORDESTE ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/18janeiro2017_diario_do_nordeste_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Minas Gerais confirma sete mortes por febre amarela.

Data: 18/01/2017

Veículo: DIÁRIO DO AMAPÁ

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/18janeiro2017_diario_do_amapa.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Pancas: moradores acham macacos mortos.

Data: 18/01/2017

Veículo: A GAZETA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/18janeiro2017_a_gazeta.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Surto confirma expansão da febre amarela no país.

Data: 17/01/2017

Veículo: O GLOBO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/17janeiro2017_o_globo_online.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Morrem 54 macacos com suspeita de febre amarela no ES.

Data: 14/01/2017

Veículo: O GLOBO ONLINE

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/14janeiro2017_hoje_em_dia.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: ES tem 54 macacos mortos com suspeita de febre amarela.

Data: 13/01/2017

Veículo: G1 GLOBO ESPÍRITO SANTO

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/13janeiro2017_g1_globo_espirito_santo-3.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Morte de 17 macacos é investigada.

Data: 13/01/2017

Veículo: A TRIBUNA

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/13janeiro2017_a_tribuna.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Governo investiga 14 mortes por suspeita de febre amarela em MG.

Data: 11/01/2017

Veículo: O DIÁRIO DE MARINGÁ

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/11janeiro2017_o_diario_de_maringa.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada:Governo investiga 14 mortes por suspeita de febre amarela em MG.

Data: 11/01/2017

Veículo: FOLHA.COM

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/11janeiro2017_folha_ponto_com.pdf/29novembro2016_brasil_247_ultimas_noticias.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Laboratório público do DF passa a fazer diagnóstico da febre do Mayaro.

Data: 29/11/2016

Veículo: BRASIL 247 ÚLTIMAS NOTÍCIAS

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/29novembro2016_brasil_247_ultimas_noticias.pdf
-------------------------------------------------------------------
Chamada: Oficina integrada promove o combate à febre amarela no continente.

Data: 17/10/2016

Veículo: O LIBERAL

[Link:] https://www.iec.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/17outubro2016_o_liberal.pdf
-------------------------------------------------------------------


 

ARAÚJO, Taís Pinheiro de et al. Diagnóstico sorológico da infecções por dengue e febre amarela em casos suspeitos no Estado do Pará, Brasil, 1999. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. 2002. v. 35, n. 6, p. 579 - 84. Disponível em: ttp://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2002/RevSocBrasMedTrop v35n6a06p579-584 2002.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017. Disponível em: ttp://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/georeferenciamento/para.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017
 
BENSABATH, G; PINHEIRO, F. P; ANDRADE, A. H. P. Antígeno da hepatite a vírus tipo B (Antígeno Austrália) em soros de individuos acometidos de Febre Amarela. Rev. Inst. Med. Trop. São Paulo. 1976. v. 18, n. 2, p. 77 - 80. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1976/revinstmedtropsp1976v18n2p77-80.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
BENSABATH, Gilberta; SOARES, Manoel do Carmo Pereira. A evolução do conhecimento sobre as hepatites virais na região amazônica: da epidemiologia a etiologia à prevenção. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. 2004. v. 37, supl.2, p. 14 - 26. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2004/RevSocBrasMedTrop v37supl2p14-26 2004.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
BLACK, F. L et al. Prevalence of antibody against viruses in the tiriyo, an isolated amazon tribe. Am. J. Pidemiol. 1970. v. 91, n. 4, p. 430 - 8. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1970/amjepidemiol1970v91n4p430-438.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
BRYANT, Juliet E et al. Size heterogeneity in the 3' noncoding region of South America isolates of Yellow Fever Virus. J Virol. 2005. v. 79, n. 6, p. 3807 - 821. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2005/Journal of Virology v79n6p3807-3821 2005.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
CAMPI-AZEVEDO, Ana Carolina et al. Booster dose after 10 years is recommended following 17DD-YF primary vaccination. Hum Vaccin Immunother. Feb. 2016. v. 12, n. 2, p. 491 - 502. Disponível em: ttp://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2016/humvaccinimmunother2016v12n2p491-502abstract.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
CASSEB, Alexandre R et al. Seroprevalence of flaviviruses antibodies in water buffaloes (Bubalus bubalis) in Brazilian Amazon. J. Venom. Anim. Toxins Incl. Trop. Dis. March 25, 2014. v. 20, n. 9, p. 1 - 3. Disponível em: ttp://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2016/humvaccinimmunother2016v12n2p491-502abstract.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
CARDOSO, Jáder da C. et al. Yellow Fever Virus in Haemagogus leucocelaenus and Aedes serratus Mosquitoes, Southern Brazil, 2008. Emerg. Infect. Dis. Dec. 2010. v. 16, n. 12, p. 1918 - 24. Disponível em: ttp://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2010/emerginfectdis2010v16n12p1918-1924.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
CRUZ, Ana Cecília Ribeiro et al. Vigilância sorológica para arbovírus em Juruti, Pará, Brasil. Cad. Saúde Pública. nov. 2009. v. 25, n. 11, p. 2517 - 23. Disponível em: ttp://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2009/cadsaupub2009v25n11p2517-2523.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/georeferenciamento/juruti.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
DEGALLIER, Par N et al. Aedes Aegypti (L): importance de sa bioécologie dans la transmission de la dengue et des autres Arbovirus. Bull. Soc. Pathol. Exot. 1988. v. 81, p. 97 - 110. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1988/bullsocpathexotiq1988v81p97-110.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
DE LA MONTE S. M. et al. Immunoperoxidase detection of Yellow Fever virus after natural and experimental infections. Trop. Geogr. Med. Sep. 1983. v. 35, n. 3, p. 235 - 41. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1983/tropgeographmed1983v35n3p235-241.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
DIMECH, Cristiane et al. Epidemia de Febre Amarela Silvestre na região da Bacia do Rio Doce - Minas Gerais: dezembro de 2002 a março de 2003. Boletim Eletrônico Epidemiológico. 2003. v. 3, n. 6, p. 2 - 5. Disponível em: ttp://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2003/BolEletronEpidemiol a06n03p01-05 2003.pdf" target="_blank. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
ENGEL, Amber et al. Characterization of a viscerotropic yellow fever vaccine variant from a patiente in Brazil. Vaccine. 2006. v. 24, n. 15, p. 2803 - 9. Disponível em: ttp://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2006/Vaccine v24n15p2803-2809 2006.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
GALLER, R. et al. Phenotypic and molecular analyses of yellow fever 17DD vaccine viruses associated with serious adverse events in Brazil. Virology. 2001. v. 290, n. 2, p. 309 - 19. Disponível em: ttp://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2001/Virology 2001 290 (2) 309-19.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
GRUPO COLABORATIVO PARA ESTUDOS DE VACINAS CONTRA FEBRE AMARELA; VASCONCELOS, Pedro Fernando da Costa. Duration of post-vaccination immunity against yellow fever in adults. Vaccine. 2014. v. 32, n. 39, p. 4977 - 84. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2014/vaccine2014v32p4977-4984.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
HALL, William C. et al. Demonstration of yellow fever and dengue antigens in formalin-fixed paraffin-embedded human liver by immunohistochemical analysis. Am. J. Trop. Med. Hyg. 1991. v. 45, n. 4, p. 408 - 17. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1991/amjtropmedhyg1991v45n4p408-417.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
HERVÉ, Jean-Pierre; TRAVASSOS DA ROSA, Amelia P. A. Ecologia da febre amarela no Brasil. Rev. Fund. SESP. 1983. v. 28, n. 1, p. 11 - 19. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1983/revfundsesp1983v28n1p11-19-.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
JOHANSSON, Michael A; VASCONCELOS, Pedro F. C; STAPLES, J. Erin. The whole iceberg: estimating the incidence of yellow fever virus infection from the number of severe cases. Trans. R. Soc. Trop. Med. Hyg. June 30, 2014. v. 108, n. 8, p. 482 - 7. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2014/transrsoctropmedhyg2014v108n8p482-487.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
LEAL, Silvana Gomes et al. Frequency of histopathological changes in Howler monkeys (Alouatta sp.) naturally infected with yellow fever virus in Brazil. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. v. 49, n. 1, Jan./Feb. 2016, p. 29-33. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v49n1/1678-9849-rsbmt-49-01-00029.pdf Acesso em: 8 mar. 2017.
 
MACHADO, Vanessa Wolff et al. Serologic assessment of yellow fever immunity in the rural population of a yellow fever-endemic area in Central Brazil. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. Apr. 2013. v. 46, n. 2, p. 166 - 71. Disponível em: ttp://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2013/revsocbramedtrop2013v46n2p166-171.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
MARCHEVSKY, R. S. et al. Phenotypic analysis of yellow fever virus derived from complementary DNA. Am. J. Trop. Med. Hyg. Jan. 1995. v. 52, n. 1, p. 75 - 80. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1995/amjtropmedhyg1995v52n1p75-80.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
MEDEIROS, D.B. et al. Complete genome characterization of Rocio virus (Flavivirus: Flaviviridae), a Brazilian flavivirus isolated from a fatal case of encephalitis during an epidemic in São Paulo state. J Gen Virol. 2007. v. 88, p. 2237 - 46. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2007/jgenvirol2007v88p2237-2246.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
MONATHA, Thomas P. ; VASCONCELOS, Pedro F. C. Yellow fever. J. Clin. Virol. October 24, 2014. v. 64, p. 160 - 73. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2015/jclinvirol2015v64p160-173.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
MONDET, Bernard. Condições de sobrevivência em laboratório de Haemagogus janthinomys Dyar, 1921 (Diptera: Culicidae). Rev. Soc. Bras. Med. Trop. jan.-fev. 1997. v. 30, n. 1, p. 11 - 14. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1997/revsocbrasmedtrop1997v30n1p11-14.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
MONDET, B. et al. Isolation of Yellow Fever Virus from Nulliparous Haemagogus (Haemagogus) janthinomys in Eastern Amazonia. Vector Borne Zoonotic Dis. 2002. v. 2, n. 1, p. 47 - 50. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2002/VectBourZoonDis v2n1p47-50 2002.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/georeferenciamento/altamira.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
MONDET, B. ; TRAVASSOS DA ROSA, A. P. A; VASCONCELOS, P. F. C. Les risques d'épidémisation urbaine de la fiÞvre jaune au Brésil par les vecteurs de la dengue: Aedes aegypti et Aedes albopictus. Bull. Soc. Pathol. Exot. 1996. v. 89, n. 2, p. 107 - 14. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1996/bullsocpathexo1996v89p107-114.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/georeferenciamento/parauapebas.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/georeferenciamento/tomeacu.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
NASSAR, Elza da S. et al. Jungle yellow fever: clinical and laboratorial studies emphasizing viremia on a human case. Rev. Inst. Med. Trop. São Paulo. jul.-ago. 1995. v. 37, n. 4, p. 337 - 41. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1995/revinstmedtrop1995v37n4p337-341.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
NUNES, Marcio R. T. et al. Analysis of a Reverse Transcription Loop-mediated Isothermal Amplification (RT-LAMP) for yellow fever diagnostic. J Virol Methods. 2015. v. 226, p. 40 - 51. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2015/jvirolmethods2015v226p40-51abstract.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
NUNES, Marcio R. T. et al. Evaluation of two molecular methods for the detection of Yellow fever virus genome. J Virol Methods. 2011. v. 174, n. 1, p. 29 - 34. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2011/jvirolmethods2011v174n1-2p29-34.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
NUNES, Márcio R. T. et al. Genomic and phylogenetic characterization of Brazilian yellow fever virus strains. J. Virologia. 2012. v. 86, n. 24, p. 13263 - 71. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2012/jvirol2012v86n24p13263-13271.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
OLIVEIRA, Graciane Soares de; SEPEDA, Ivanilson de Vasconcelos; COUTO, -lvaro Augusto Ribeiro D'Almeida. Epidemiologia da Febre Amarela no Estado do Pará, 1989 - 98. Rev. Para. Med. 2000. v. 14, n. 3, p. 8 - 14. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2000/RevParaMed v14n3p8-15 2000.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/georeferenciamento/para.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
PINHEIRO, Francisco P. et al. An epidemic of yellow fever in Central Brazil, 1972-1973. Am. J. Trop. Med. Hyg. 1978. v. 27, n. 1, p. 125 - 32. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1978/amjtropmedhygi1978v27p125-132.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
PINHEIRO, Francisco P. ; TRAVASSOS DA ROSA, Amélia P. A; MORAES, Mário A. P. An epidemic of Yellow fever in Central Brazil, 1972-1973. II. Ecological studies. Am. J. Trop. Med. Hyg. 1981. v. 30, n. 1, p. 204 - 11. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1981/amjtropmedhyg1981v30n1p204-211.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
PINHEIRO, Francisco P. et al. Epidemias simultâneas de Mayaro e febre amarela em Belterra, Pará. Bol. Epidemiol. 1978. v. 10, n. 16, p. 146 - 52. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1978/boletimpidemiologico1978v10p146-152.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/georeferenciamento/belterra.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
PINHEIRO, Francisco P. et al. Febre Amarela no Estado de Goiás-1973. Bol. Epidemiol. 1974. v. 6, n. 1, p. 1 - 8. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1974/bolepidemiol1974v6n1p1-8.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
QUARESMA, Juarez A. S. et al. Hepatocyte lesions and cellular immune response in yellow fever infection. Trans R Soc Trop Med Hyg. 2007. v. 101, n. 2, p. 161 - 8. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2007/TransRSocTropMedHygv101n2p161-1682007.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
QUARESMA, Juarez A. S. et al. Immunity and immune response, pathology and pathologic changes: progress and challenges in the immunopathology of yellow feverå. Rev. Med. Virol. July 22, 2013. v. 23, n. 5, p. 305 - 18. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2013/revmedvirol2013v23n5p305-318.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
QUARESMA, Juarez Antonio Simões et al. Immunohistochemical examination of the role of Fas ligand and lymphocytes in the pathogenesis of human liver yellow fever. Virus Res. 2006. v. 116, 1-2, p. 91 - 7. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2006/Virus Res 2006 116 (1-2) 91-97.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
QUARESMA, Juarez A. S; DUARTE, Maria I. S; VASCONCELOS, Pedro F. C. Midzonal lesions in yellow fever: A specific pattern of liver injury caused by direct virus action and in situ inflammatory response. Med Hypotheses. 2006. v. 67, n. 3, p. 618 - 21. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2006/medhypotheses_v67p618-621_2006.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
QUARESMA, Juarez Antonio Simões et al. Reconsideration of histopathology and ultrastructural aspects of the human liver in yellow fever. Acta Tropica. 2005. v. 94, p. 116 - 27. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2005/Acta Tropica v94p116-127 2005.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
QUARESMA, Juarez A. S. et al. Revisiting the liver in human yellow fever: virus-induced apoptosis in hepatocytes asscociated with TGF-b, TNF-a and NK cells activity. Virology. 2006. v. 345, p. 22 - 30. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2006/Virology v345n1p22-30 2006.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
RODRIGUES, Suely Guerreiro et al. Yellow fever virus isolated from a fatal post vaccination event: an experimental comparative study with the 17DD vaccine strain in the Syrian hamster (Mesocricetus auratus). Rev. Soc. Bras. Med. Trop. 2004. v. 37, supl.2, p. 69 - 74. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2004/RevSocBrasMedTrop v37supl2p69-74 2004.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
SANTOS-TORRES, Sandro et al. Estado imune contra o vírus vacinal (17D) da febre amarela em duas populações do Estado da Bahia. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. 2000. v. 33, n. 1, p. 39 - 46. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2000/RevSocBrasMedTrop - v33n1p39-46 jan-fev 2000.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
SALLIS, Eliza Simone Viégas et al. A case of yellow fever in a brown howler (Alouatta fusca) in Southern Brazil. J Vet Diagn Invest. 2003. v. 15, n. 6, p. 574 - 6. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2003/J Vet Diag Invest v15p574-576 2003.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
SALLIS, Eliza Simone Viégas et al. Surto de Febre Amarela em bugios. Acta Scientiae Veterinarinae. 2003. v. 31, n. 2, p. 115 - 7. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2003/Acta Scientiae Veterinariae v31n2p115- 117 2003.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
SEGURA, Maria N. O. et al. Encontro de Aedes albopictus no Estado do Pará, Brazil. Rev. Saúde Pública. 2003. v. 37, n. 3, p. 388-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102003000300020&lng=pt&nrm=iso/&tlng=pt. Acesso em: 8 mar. 2017. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/georeferenciamento/altamira.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
SILVA-NUNES, Mônica da et al. The Acre Project: the epidemiology of malaria and arthropod-borne virus infections in a rural Amazonian population. Cad. Saúde Pública. 2006. v. 22, n. 6, p. 1325 - 34. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2006/cadsaudpub_v22n6p1325-1334_2006.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
STEFANO, Isabel et al. Recent immunization against measles does not interfere with the sero-response to yellow fever vaccine. Vaccine. 1999. v. 17, p. 1042 - 6. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1999/Vaccine 1999 17 (9-10) 1042-46.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
TAVARES NETO, José et al. Pesquisa de anticorpos contra arbovírus e o vírus vacinal da febre amarela em uma amostra da população de Rio Branco antes de três meses após a vacina 17D. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. 2004. v. 37, p. 1 - 6. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822004000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
TESH, Robert B et al. Experimental yellow fever virus infection in the Golden Hamster (Mesocricetus auratus). I. Virologic, biochemical, and immunologic studies. J Infect Dis. 2001. v. 183, p. 1431 - 6. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2001/J Infect Dis 2001 183(10) 1431-6.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
TRAVASSOS DA ROSA, Amélia; VASCONCELOS, Pedro Fernando Costa; HERVÉ, Jean-Pierre. Febre amarela silvestre no Estado do Pará - Brasil, 1984. Bol. Epidemiol. 1984. v. 16, n. 15, p. 96 - 104. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1984/Boletimepidemiológico1984v16n15-16p96-104.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/georeferenciamento/montealegre.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/georeferenciamento/alenquer.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/georeferenciamento/santarem.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
TUBOI, Suely Hiromi et al. Clinical and epidemiological characteristics of yellow fever in Brazil: analysis of reported cases 1998-2002. Trans R Soc Trop Med Hyg. 2007. v. 101, n. 2, p. 169 - 75. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2007/TransRSocTropMedHygv101n2p169-1752007.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
VASCONCELOS, Pedro F. C. et al. Aedes aegypti, Dengue and re-urbanization of Yellow Fever in Brazil and other South American Countries - past and present situation and perspectives. Dengue Bull. 1999. v. 23, p. 55 - 66. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1999/dengueBull1999v23p55-66.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
VASCONCELOS, Pedro F. C. et al. An epidemic of sylvatic yellow fever in the Southeast region of Maranhao State, Brazil, 1993-1994: epidemiologic and entomologic findings. Am. J. Trop. Med. Hyg. Feb. 1997. v. 57, n. 2, p. 132 - 7. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/1997/amjtropmedhyg1997v57n2p132-137.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
VASCONCELOS, P. F. C. et al. Epidemic of jungle yellow fever in Brazil, 2000: implications of climatic alterations in disease spread. J Med Virol. 2001. v. 65, n. 3, p. 598 - 604. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2001/Journal Medical Virology v65p598-604 2001.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
VASCONCELOS, Pedro Fernando da Costa. Febre amarela: reflexões sobre a doenças, as perpectivas para o século XXI e o risco da reurbanização. Rev. Bras. Epidemiol. 2002. v. 5, n. 3, p. 244 - 58. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2002000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
VASCONCELOS, Pedro Fernando da Costa. Febre amarela. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. mar.-abr. 2003. v. 36, n. 2, p. 275-93. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822003000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
VASCONCELOS, Pedro F. C. et al. Genetic divergence and dispersal of Yellow Fever Virus, Brazil. Emerg Infect Dis. 2004. v. 10, n. 9, p. 1578 - 83. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2004/Emerging Infectious Diseases v10n9p1578-84 2004.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
VASCONCELOS, Pedro F. C. et al. Isolations of yellow fever virus from Haemagogus leucocelaenus in Rio Grande do Sul State, Brazil. Trans R Soc Trop Med Hyg. 2003. v. 97, supl. 1, p. 60 - 2. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2003/TransRoySocTropMedHyg v97p60-62 2003.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
VASCONCELOS, Pedro F. C. et al. Serious adverse events associated with yellow fever 17DD vaccine in Brazil: a report of two cases. Lancet. 2001. v. 358, p. 91 - 8. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 2017.
 
VASCONCELOS, Pedro Fernando da Costa. Yellow fever in Brazil: thoughts and hypotheses on the emergence in previously free areas. Rev. Salud Pública. 2010. v. 44, n. 6, p. 1144 - 9. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2010/revsaudepublica2010v44n6p1144-1149.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
VASCONCELOS, Pedro F. C. et al. Yellow fever in Pará State, Amazon region of Brazil, 1998-1999: entomologic and epidemiologic findings. Emerg Infect Dis. 2001. v. 7, supl. 3, p. 565 - 9. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2001/EmerInfectDis v7n3Supp 565-569 2001.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/georeferenciamento/afua.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/georeferenciamento/breves.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
VASCONCELOS, Pedro F. C. ; MONATH, Thomas P. Yellow Fever Remains a Potential Threat to Public Health. Vector Borne Zoonotic Dis. v. 16, n. 8, Aug. 2016, p. 566-7. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2016/vectorbornezoonoticdis2016v16n8p566-567abstract.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.
 
WEIDMANN, Manfred et al. Improved LNA probe-based assay for the detection of African and South American yellow fever virus strains. J Clin Virol. 2010. v. 48, n. 3, p. 187 - 92. Disponível em: http://iah.iec.pa.gov.br/iah/fulltext/pc/artigos/2010/jclinvirol2010v48n3p187-192.pdf. Acesso em: 8 mar. 2017.


 
OPAS/OMS divulga alerta epidemiológico sobre febre amarela para as Américas
 

Febre Amarela

--------------------------------------------------------------------
Febre amarela: a doença e a vacina, uma história inacabada
 

Febre Amarela

--------------------------------------------------------------------
Informativo sobre Febre Amarela - INFECTOLOGIA
 

Febre Amarela

--------------------------------------------------------------------
Febre amarela - Organização Mundial da Saúde
 

Febre Amarela

--------------------------------------------------------------------
CVB atua no combate à Febre amarela
 

Febre Amarela

--------------------------------------------------------------------
A Febre Amarela - Portal da Saúde
 

Febre Amarela

--------------------------------------------------------------------
Orientação para profissionais de saúde sobre febre amarela silvestre - Portal da Saúde
 

Febre Amarela

Instituto Evandro Chagas
Envie uma mensagem para nossa equipe de comunicação e ajudaremos como possível. Nosso prazo de atendimento é de até 10 dias úteis.

    Seu nome completo*

    Seu e-mail*

    Telefone

    Estado*

    Município*

    Assunto*

    Sua mensagem