Inscrições abertas para o cadastro de currículos de bolsistas do Programa de Iniciação Científica do Instituto Evandro Chagas

  • Inscrições abertas para o cadastro de currículos de bolsistas do Programa de Iniciação Científica do Instituto Evandro Chagas

    Inscrições abertas para o cadastro de currículos de bolsistas do Programa de Iniciação Científica do Instituto Evandro Chagas

    O cadastro de currículos é voltado para estudantes de graduação de instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC, sendo ferramenta inicial da seleção de bolsistas pelos orientadores dos projetos aprovados no Programa de Iniciação Científica PIBIC/IEC

     

    Estão abertas as inscrições para o cadastro de currículos de bolsistas no Programa de Iniciação Científica do Instituto Evandro Chagas. O cadastro é voltado para estudantes de graduação de instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC e também é a ferramenta inicial de seleção de bolsistas pelos orientadores dos projetos aprovados no Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC/IEC) do edital 01/2022.

     

    Os discentes poderão se inscrever até o dia 27 de junho às 23h59, pelo site https://www.iec.gov.br/inscricao_pibic/. Para concorrer às bolsas de iniciação cientifica, é requisito de todo candidato: estar matriculado regulamente em um curso de graduação reconhecido pelo MEC; ter Curriculum cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; não receber nenhuma bolsa de outros programas do CNPq, agências de fomento, ou da própria instituição de ensino; não possuir qualquer vínculo empregatício; ser titular de conta corrente no Banco do Brasil; ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades de iniciação cientifica; não ter pendências anteriores com o PIBIC/IEC.

     

    ORIENTADORES SÃO RESPONSÁVEIS PELA SELEÇÃO DE BOLSISTAS: como cada projeto de pesquisa tem suas especificidades, os orientadores são responsáveis pela seleção dos bolsistas que irão atuar nos projetos aprovados no edital 01/2022.  Eles também farão os contatos com os discentes para entrevistas ou outros métodos de seleção que acharem necessários. Por isso, é importante que os candidatos preencham os dados com os contatos corretamente e os mantenham atualizados durante o prazo de inscrições.

     

    Os orientadores dos projetos de pesquisas aprovados no edital 01/2022 deverão indicar os bolsistas selecionados até o dia 27 de junho para a efetivação da matrícula no programa. Não haverá resultado final de bolsistas selecionados no programa.

     

     

    PERGUNTAS FREQUENTES:

     

    Posso me inscrever como voluntário nos projetos de pesquisa de Iniciação Cientifica do IEC?

    Não. No momento, o PIBIC/IEC trabalha apenas com alunos de graduação na modalidade de bolsistas, em parceria com CNPq.

     

    Discentes de quais cursos de graduação poderão se inscrever no Programa?

    Alunos de graduação de áreas afins às atividades do IEC poderão se inscrever no programa.

     

    Alunos que moram fora de Belém podem se inscrever?

    Sim, porém o discente deve ter disponibilidade para cumprir carga horária presencial no IEC, em Belém ou Ananindeua, dependendo do projeto.

     

    O IEC oferece cursos e/ou seminários aos seus bolsistas?

    Sim, anualmente é realizado um seminário interno do PIBIC/IEC, no qual os bolsistas podem mostrar o resultado dos seus trabalhos de pesquisa ao longo do ano.

     

    Como ocorre a seleção do bolsista?

    O bolsista primeiramente deve se inscrever no Banco de Cadastro de Currículos, e atender aos requisitos mínimos. A segunda etapa é realizada pelos pesquisadores/orientadores que têm critérios de seleção baseados nos projetos de pesquisas que submeteram no edital 01/2022.

     

    Qual semestre o aluno deve estar cursando para concorrer à bolsa?

    O discente pode estar matriculado em qualquer semestre letivo do curso de graduação, ficando a critério do orientador selecionar aquele que melhor se encaixar nas atividades previstas.

     

    Ainda tem dúvidas?

    Encaminhe para o e-mail pibic@iec.gov.br

     

     

Instituto Evandro Chagas
Envie uma mensagem para nossa equipe de comunicação e ajudaremos como possível. Nosso prazo de atendimento é de até 10 dias úteis.

Seu nome completo*

Seu e-mail*

Telefone

Estado*

Município*

Assunto*

Sua mensagem

[anr_nocaptcha g-recaptcha-response]