Apresentação

O Setor de Atendimento Médico Unificado (SOAMU) tem como objetivo convergir para um único ponto a entrada de pacientes suspeitos de agravo de origem infecciosa no IEC e, com isso, exercer melhor controle na vigilância dos agravos à saúde do homem e do meio ambiente.

 

O SOAMU foi criado em 2008 com a proposta de facilitar a visibilidade de problemas de saúde relacionados às Doenças Tropicais na população que busca atendimento referenciado no IEC. Esta demanda recebe atenção médico–diagnóstica não caracterizada como atenção primária, direcionando o diagnóstico e beneficiando diretamente o paciente e a notificação imediata do caso, se este for de natureza notificável compulsoriamente. Consequentemente, suas atividades desencadeiam e facilitam aplicação das medidas pertinentes à Vigilância Epidemiológica e às ações das secretarias estaduais e municipais de saúde, tais como vigilância de surtos, bloqueios vacinais e todos os níveis de atenção médica.

 

A partir de 2011, o setor vem se estruturando para formalização de atividades de Pesquisa clínico-epidemiológica com aplicação direta nas áreas médico-diagnóstica e de vigilância epidemiológica em demandas ativas e passivas associando-se a instituições de saúde e ensino locais. Assim, espera-se reforçar a pesquisa operacional de agravos infecciosos e/ou doenças de populações negligenciadas, buscando a excelência da aplicação prática de seus resultados, com base em evidências não somente científicas, mas também comunitárias e ambientais.

 


 

Serviços

O público desse atendimento é constituído de pacientes com suspeição clínica de síndrome infecciosa, referenciados ao IEC por médicos das redes pública e privada, em busca de apoio laboratorial ao seu diagnóstico. O setor vem contribuindo sobremaneira com as Seções Técnicas, ao mesmo tempo em que recebe dessas o apoio necessário para o bom desempenho e, consequentemente, o alcance dos seus objetivos.

 

O setor está ligado ao Serviço de Epidemiologia (SEVEP) e sua organização conta com uma coordenação, uma secretaria e corpo técnico de apoio constituído de dez médicos que se revezam em escala no atendimento em escala semanal. Destes, três são lotados no próprio SOAMU e os demais pertencem às Seções Técnicas. Conta ainda com cinco técnicos de nível médio que são responsáveis pela coleta, acondicionamento e distribuição dos espécimes clínicos aos laboratórios. O setor oferece conforto e humanidade no atendimento aos pacientes, que têm reconhecido a boa qualidade desse atendimento. O ambiente é todo climatizado com ampla sala de espera e cinco confortáveis consultórios médicos. A média de atendimento tem crescido à medida que o serviço é reconhecido, atingindo hoje em torno de 30 pacientes diariamente.

 

O setor tem prestado também substancial apoio ao ensino fornecendo estágio à graduação médica às três faculdades de medicina de Belém, assim como à pós-graduação, sobretudo aos programas de residência médica inclusive da região Sudeste do País.

A crescente demanda do setor o tem colocado como importante aliado às pesquisas realizadas na instituição. Esse aumento tem possibilitado também a visualização de eventos epidemiológicos de risco, o que faz do setor um instrumento fundamental para o apoio à vigilância em saúde.


 

Atendimento ao Usuário

Os pacientes encaminhados ao Serviço de Atendimento Médico Unificado do Instituto Evandro Chagas devem comparecer munidos de encaminhamento médico da Unidade de Saúde de origem, documento de identidade, o cartão SUS e comprovante de residência. Caso resida no interior do Estado, informar também o endereço em que está hospedado na região metropolitana de Belém. Os pacientes devem estar preferencialmente em jejum. Caso seja necessária a obtenção de sangue e/ou soro para a realização dos exames, informamos que será realizada coleta de sangue após o atendimento médico. Por outro lado, caso sejam necessários outros materiais biológicos, tais como fezes, urina, escarro, entre outros, estes serão solicitados pelo médico e deverão ser entregues de acordo com o agendamento e orientação do profissional.

 
Serviço de Atendimento ao Usuário Dúvidas, reclamações, sugestões e elogios devem ser enviados para: contato@iec.pa.gov.br

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