IEC disponibiliza sistema digital de arquivos pessoais de seus pesquisadores

  • IEC disponibiliza sistema digital de arquivos pessoais de seus pesquisadores

    IEC disponibiliza sistema digital de arquivos pessoais de seus pesquisadores

    O Instituto Evandro Chagas (IEC/SVS/MS) disponibiliza a partir de hoje (22/04) o Sistema Memory de Arquivos Pessoais do IEC. “O Sistema Memory é o repositório dos arquivos pessoais dos pesquisadores que atuaram na instituição e que contribuíram de maneira significativa para o avanço da ciência da saúde na Amazônia.” explica o coordenador do arquivo do IEC, Augusto Britto. O sistema é fruto do trabalho da equipe do Setor de Arquivo (SEARQ/SEADM) e da Tecnologia da Informação do Núcleo Editorial (TI/NED).

     

    O objetivo do sistema Memory é proporcionar o acesso de seu acervo documental (Lei nº 8.159 – Lei de Arquivos), disponibilizando as descrições (de acordo com a Norma Brasileira de Descrição – NOBRADE) e os documentos digitalizados (tendo como subsídio as “Recomendações para digitalização de documentos arquivísticos do CONARQ”) e respeitando a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527) e de direitos autorais (Lei n° 9.610/98). Dessa maneira, o Sistema Memory disponibiliza a leitura, visualização e download de todos os documentos associados aos registros descritivos na consulta remota. Nesse primeiro momento, estão disponíveis os documentos doados pelos Dr. José Maria de Souza, Dra. Gilberta Bensabath e Dr. Ralph Lainson. A ideia é possibilitar que estudos e consultas sejam feitas a esses documentos por estudantes universitários e pesquisadores da área da saúde, humanas e sociais aplicadas, além da comunidade do Instituto Evandro Chagas. O acesso pode ser feito pelo endereço https://memory.iec.gov.br/login ou pelo site do Arquivo http://arquivo.iec.gov.br/ clicando em “Sistema Memory”, é necessário fazer um cadastro para acesso.

     

    O coordenador do setor de arquivo explica ainda que a importância da iniciativa está na preservação da memória da ciência realizada na Amazônia. “O IEC contém uma história ímpar relacionada com a pesquisa do resto do país e que merece ter os seus protagonistas evidenciados. É uma maneira de reconhecer a importância da trajetória desses profissionais em forma de homenagem em termos arquivísticos.”

    Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page
Instituto Evandro Chagas
Envie uma mensagem para nossa equipe de comunicação e ajudaremos como possível. Nosso prazo de atendimento é de até 10 dias úteis.

Seu nome completo*

Seu e-mail*

Telefone

Estado*

Município*

Assunto*

Sua mensagem

[recaptcha id:contato]