Museu do IEC E CTLAB realizam ação educativa em comemoração à 17ª Semana Nacional de Museus

  • Museu do IEC E CTLAB realizam ação educativa em comemoração à 17ª Semana Nacional de Museus

    Museu do IEC E CTLAB realizam ação educativa em comemoração à 17ª Semana Nacional de Museus

    Cellyce Santos, aluna do primeiro ano do Ensino Médio, observou no microscópio pela primeira vez e afirmou que estava realizando um sonho. Suas amigas, Luiza Matos e Paula Vasconcelos, também estavam encantadas com o trabalho do Instituto Evandro Chagas (IEC). Elas e mais 120 alunos da Escola E.E.F.M. Paulino de Brito participaram da ação “Por Dentro do IEC”, organizada pelo Museu do IEC em parceria com o Curso Técnico em Análises Clínicas-CTLAB. As atividades ocorreram nos dias 13 e 14 de maio, no ginásio do IEC, em Belém.

     

    A ação fez parte da 17º Semana Nacional de Museus, temporada cultural, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, que ocorre simultaneamente em mais de mil instituições em todo o Brasil, em alusão ao Dia Internacional de Museus, no dia 18 de maio.

     

    De acordo com Clarissa Santos, técnica do Museu, o objetivo desse projeto “é a aproximação da comunidade, mostrando a atuação e importância do Instituto e visa também despertar o interesse dos alunos para o estudo na área da saúde pública”.

    A dinâmica da atividade consistiu em apresentar a Instituição e o trabalho desenvolvido nela, tanto por meio da exposição em frente e verso “Por Dentro do IEC” e “IEC: história e atualidades”, produzidas pelo Museu, quanto pela apresentação do vídeo institucional, produzido pela Assessoria de Comunicação.

     

    Depois, a equipe do CTLAB proporcionou uma pequena imersão na prática laboratorial, com uma explicação simplificada sobre o sistema ABO e RH, seguida da visualização de células sanguíneas ao microscópio e depois o exame de tipagem sanguínea. Sendo este último o que mais chamou atenção dos participantes: havia medo e euforia ao acompanhar todo o processo para saber qual o tipo sanguíneo deles.

    Vânia Ferreira, vice-diretora da Escola Paulino de Brito contou animada sobre o significado da ação para os alunos: “O Evandro Chagas é um instituto de pesquisa, o que deixou os alunos bastante entusiasmados, por isso a participação da escola foi muito boa. Nós agradecemos desde já o convite para estar aqui”.

    CTLAB

    Na oportunidade, os discentes também puderam conhecer um pouco mais sobre o Curso Técnico em Análises Clínicas, que tem como objetivo formar profissionais de nível médio para a área laboratorial do Sistema Único de Saúde (SUS), com a possibilidade de atuar em hospitais, clínicas médicas, postos de saúde e outros estabelecimentos compatíveis com a formação.

     

    PROGRAMA EDUCATIVO

    A atividade “Por Dentro do IEC” faz parte do Programa de Ações Educativas do Museu do Instituto Evandro Chagas, que desenvolve em parceria com as escolas da capital paraense trabalhos que sejam relacionados à história, memória e saúde pública na Amazônia. O trabalho acontece desde 2013, quando o MEV iniciou as suas atividades.

     

    SERVIÇO

    Para agendamento de ações e atividades, entre em contato pelo e-mail: museu@iec.gov.br e telefone: 3214 – 2166.

     

    Ação Educativa 17ª Semana Nacional de Museus – MEV e CTLAB

     

    Texto e Imagens: Francisco Chagas Neto

    Edição: Claudia Santos, Clarissa Santos

    Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page
Instituto Evandro Chagas
Envie uma mensagem para nossa equipe de comunicação e ajudaremos como possível. Nosso prazo de atendimento é de até 10 dias úteis.

Seu nome completo*

Seu e-mail*

Telefone

Estado*

Município*

Assunto*

Sua mensagem