- Portal IEC - http://www.iec.gov.br/portal -

Pesquisadora do IEC é eleita membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências

No dia 28 de setembro de 2018, no Auditório da SEGE, Prédio Principal da Reitoria da UFPA, foram diplomados os novos membros afiliados eleitos pela Vice-Presidência Regional Norte da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o quinquênio de 2018 a 2022. A pesquisadora do Instituto Evandro Chagas (IEC) Dra. Daniele Barbosa de Almeida Medeiros [1], juntamente com mais outros 3 indicados, receberam a titulação em cerimônia que contou ainda com conferências dos indicados e dos acadêmicos Philip Martin Fearnside [2]Christopher Michael Wood [3], além de uma mesa-redonda com o título “Mulher e Ciência na Amazônia: Desafios e Perspectivas”.  

 

Em sua conferência a Dra. Daniele apresentou sua pesquisa com o título  “O Impacto da Introdução de Novos Arbovírus para a Saúde Pública”. Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica (Biomedicina) pela Universidade Federal do Pará (2002), com a outorga de Ordem de Reconhecimento Universitário, a Dra. Daniele Medeiros adquiriu título de doutorado em Biologia dos Agentes infecciosos pela Universidade Federal do Pará (2009) e Pós-doutorado pela University of Texas Medical Branch (Galveston, EUA) em 2017. Entre 2004 e 2010, foi consultora pela UNESCO e OPAS, com projetos desenvolvidos no Instituto Evandro Chagas. Desde 2011 exerce o cargo de Pesquisadora em Saúde pública (Adjunto) no Instituto Evandro Chagas no Departamento de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas. Tem experiência em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Caracterização taxonômica de novos Arbovírus; Estudo de epidemiologia molecular de Arbovírus, hantavírus e vírus da Raiva; desenvolvimento de testes laboratoriais para o diagnósticos de arbovírus e hantavírus; e desenvolvimento de vacina contra o vírus Zika. Além da pesquisadora do IEC foram também eleitos os membros:

 

Juliana Schietti de Almeida [4],  em Ciências Biológicas, 

 

Rodolfo Jaffé Ribbi [5] | Ciências Biológicas

 

Rommel Thiago Jucá Ramos [6] | Ciências da Engenharia

 

 

 

 

 

IEC publica edital para a seleção do Doutorado em Virologia 2019

Posted By Ascom/IEC On In Destaque,Notícias | Comments Disabled

O Instituto Evandro Chagas torna público o processo seletivo para o curso de doutorado em virologia – turma 2019. Serão ofertadas até 12 vagas para profissionais graduados nas áreas do conhecimento de ciências biológicas, da saúde, agrárias, ciências exatas e da terra, e subáreas especificadas no anexo I da Chamada Pública. O período de inscrições inicia-se às  8h do dia 25 de setembro de 2018 e encerra-se às 14h do dia 31 de outubro de 2018, horário local. O doutorado em virologia tem como área de concentração “Biologia de agravos por agentes virais na Amazônia” e é composta por três linhas de pesquisa: 1.Epidemiologia de agentes virais 2. Fisiopatologia humana e experimental causada por agentes virais e 3. Virologia ambiental. Acesse a chamada pública no link abaixo. O link para o formulário eletrônico só estará funcionando a partir do dia 25/09/18.

 

24/09/18 – CHAMADA PÚBLICA DE PROCESSO SELETIVO Nº 03/2018 – (BAIXE AQUI) [7]

 

24/09/18 – LINK PARA INSCRIÇÕES (disponível em 25/09/18) [8]

IEC identifica surtos de Doença de Chagas no município do Acará

Posted By Ascom/IEC On In Destaque,Notícias | Comments Disabled

O Instituto Evandro Chagas (IEC/SVS/MS) informa que no momento atende a dois surtos de doença de Chagas em fase aguda, no município do Acará, nordeste do Pará. O primeiro deles foi encaminhado ao IEC em 31 de julho pela Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) de Belém. O segundo foi descoberto quando uma paciente procurou o IEC em 10 de agosto. Ao todo, são 18 casos confirmados da doença em duas famílias diferentes. As duas ondas de surtos são temporalmente próximas e podem estar relacionadas. A investigação no município poderá trazer novas informações, mas já é possível afirmar que os casos foram causados pela ingestão de açaí contaminado por fezes de barbeiros, como resultante do descuido nas condições higiênicas ideais de preparo.

Por Kelvin Santos de Souza – jornalista ASCOM/IEC
Atendimento à imprensa

(91) 3214-2249

Capital indiana produz nove mil toneladas de lixo por dia

Posted By Ascom/IEC On In Clipping | Comments Disabled

VEÍCULO: G1 GLOBO PROFISSÃO REPÓRTER
DATA: 26/07/2018
ASSUNTO: BARCARENA, PARÁ, RESÍDUOS TÓXICOS, VAZAMENTO, HYDRO ALUNORTE, LIXO, NOVA
DELHI, RIO DE JANEIRO.
TIPO: NOTÍCIA

LINK: http://www.iec.gov.br/portal/wp-content/uploads/2018/08/26julho2018_g1_globo_profissão_reporter.pdf [9]

Vírus do Nilo é isolado pela primeira vez

Posted By Ascom/IEC On In Clipping | Comments Disabled

VEÍCULO: JORNAL MEIO NORTE
DATA: 25/07/2018
ASSUNTO: VÍRUS DO NILO, ISOLAMENTO.
TIPO: NOTÍCIA
CADERNO: THERESINA PÁG. 5

LINK: http://www.iec.gov.br/portal/wp-content/uploads/2018/08/25julho2018_jornal_meio_norte.pdf [10]